Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Retrospectiva 2025

2025 foi um ano marcado por lutas e vitórias importantes para a nossa categoria. Com a chegada do fim do ano, o SINTUFSC apresenta uma retrospectiva dos momentos mais marcantes.

O ano começou com a cobrança pelo pagamento dos 9% de reajuste salarial. Rechaçamos a campanha “Congresso vote a Loa” e lançamos “Lula cumpra o acordo”. Após muita pressão, vieram o reajuste e as acelerações. Conquistas da greve de 2024. 

De abril a junho, o SINTUFSC participou ativamente das discussões no Conselho Universitário que resultaram na retirada da homenagem ao ex-reitor João David Ferreira Lima, colaborador da Ditadura Militar, que dava nome ao campus-sede da UFSC. A universidade cumpriu seu dever com a memória, a verdade e a justiça!

As mobilizações no Hospital Universitário também marcaram 2025. Após 11 meses fechada, a Emergência Pediátrica foi reaberta no dia 11 de agosto.

No mesmo mês, foi eleita a nova Diretoria do SINTUFSC e o Conselho Fiscal. A chapa eleita para a direção, “Sindicato de Luta”, foi forjada na maior greve da categoria dos últimos 20 anos e iniciou o mandato comprometida com a luta pela categoria e pelo serviço público. 

Em novembro, aprovamos no Conselho Universitário uma resolução normativa que instituiu a política de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação na UFSC, uma conquista fundamental para a construção de ambientes de trabalho mais seguros. 

Ainda em novembro, o CUn instituiu a política de Teletrabalho, Flexibilização da Jornada e Controle Social da Frequência. Após intensa campanha conduzida pelo SINTUFSC, consolidamos uma luta histórica da categoria pelas 30 horas e por um modelo próprio de controle social da jornada.

Outra conquista importante foi a criação da CISSP (Comissão Interna de Saúde do Servidor Público). Fruto de uma luta iniciada em 2015 pelos TAEs e reafirmada na greve de 2024, a comissão atuará na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Em dezembro, pela primeira vez em 65 anos, a UFSC concedeu o título de TAE Emérito, reconhecendo trajetórias fundamentais para a construção, o funcionamento e a defesa da universidade pública. 

Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

Celebramos essas conquistas sem perder de vista os grandes desafios que se apresentam para 2026. Seguiremos na luta pela criação de um novo Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária (SASC); pela paridade no Conselho Universitário; contra o PL que institui o RSC de forma desconfigurada, defendendo a retomada do texto elaborado pela Comissão Nacional de Supervisão da Carreira dos TAEs; pelo cumprimento integral do acordo de greve de 2024; pela recomposição e ampliação do orçamento das universidades; e contra a Reforma Administrativa, uma das principais ameaças previstas para 2026, que visa desmontar o serviço público.

No dia 13 de dezembro, encerramos 2025 com a Festa de Fim de Ano do SINTUFSC. Em clima de celebração, comemoramos nossas conquistas sem perder de vista os desafios que seguem no próximo período.

Foto: Andrey Santiago

Seguimos com a mesma determinação e força para fazer de 2026 um ano de ainda mais lutas e vitórias.

Boas festas e feliz 2026!

Assista ao vídeo da retrospectiva de 2025:

Últimas notícias

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .