Em agosto de 2025, o SINTUFSC iniciou o acompanhamento do processo de contratação do plano de saúde para os trabalhadores da UFSC. No primeiro edital, nenhuma empresa apresentou interesse em participar, no segundo edital as empresas inscritas foram desclassificadas por não atenderem às exigências para a prestação do serviço. Assim, em regime de emergência, estabeleceu-se o contrato com a UNIMED.
No mês de dezembro, em pleno clima natalino, os servidores receberam como “presente” da UNIMED a alteração dos custos das tabelas de procedimentos médicos e hospitalares. O grande impacto observado foi o aumento expressivo desses valores, que afetam diretamente os percentuais de coparticipação.
Diante da indignação dos servidores e conforme deliberado em assembleia da categoria, realizada no dia 20 de janeiro, o SINTUFSC orienta todos os usuários do plano a formalizarem denúncia pela abusividade dos valores fixados para coparticipações e procedimentos junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Apresentamos abaixo orientações sobre como realizar a denúncia. Os filiados ao SINTUFSC poderão entrar em contato com o setor jurídico do sindicato em caso de necessidade de auxílio para o preenchimento da denúncia.
PASSO A PASSO PARA REALIZAR A DENÚNCIA
1 – A denúncia pode ser feita pela internet ou por telefone:
- Pelo site:
Acesse com sua conta gov.br o link:
https://www.ans.gov.br/nip_solicitante/ - Por telefone (Disque ANS):
📞 0800 701 9656
Atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados nacionais), das 8h às 20h. - Para pessoas com deficiência auditiva:
📞 0800 021 2105
Ligação gratuita de qualquer localidade do país.
2 – Descreva claramente como o plano de saúde está causando prejuízo a você
Ao registrar a denúncia, é muito importante demonstrar de forma objetiva como os aumentos abusivos ou a coparticipação excessiva estão impactando sua vida financeira e seu acesso à saúde.
Por exemplo, você pode relatar se:
- o aumento do plano compromete seu orçamento;
- se houve dificuldade para pagar contas básicas, como: energia elétrica, água, aluguel, alimentação, medicamentos, financiamentos e outros.
Sempre que possível, anexe documentos que comprovem esses impactos, como:
- boletos em atraso;
- notificações de cobrança;
- extratos bancários;
- comprovantes de despesas;
- comunicações de anotação em cadastros de inadimplentes, como SPC ou SERASA.
3 – Comprovação da abusividade dos valores
No caso específico da UNIMED UFSC, sabemos que a tabela está muito acima do valor praticado na tabela anterior, além dos praticados pela mesma operadora em outros planos. Por isso, orientamos que sejam anexados documentos comparativos, como:
- 📄 Tabela de coparticipação da UNIMED UFSC (Antes da atualização:UNIMED-UFSC – tabela coparticipação 05-12-25_corporativo
Após atualização:UFSC-UNIMED_18-12-25 em diante) - 📄 Tabela de mercado do plano Light (LIGHT-UNIMED)
- 📄 Tabela de mercado do plano Uniflex Personal (UNIFLEX-PERSONAL-UNIMED)
- 📄 Orçamentos de procedimentos mais baratos sem plano de saúde, por exemplo: comparação entre consulta com oftalmologista pela UNIMED e em consulta particular sem plano.
Essas comparações fortalecem a denúncia, pois demonstram objetivamente a desproporção dos valores cobrados.
O QUE ACONTECE APÓS O REGISTRO DA DENÚNCIA
Após o registro da reclamação junto à ANS:
- Você receberá um número de protocolo. Com esse protocolo, a operadora/administradora é imediatamente notificada pelo sistema da ANS.
- A operadora deverá:
o apresentar resposta à ANS em até 10 dias úteis;
o entrar em contato com o beneficiário em até 10 dias úteis.
RESPOSTA À PESQUISA DE SATISFAÇÃO DA UNIMED
De forma complementar, orientamos os servidores a responderem à Pesquisa de Satisfação enviada pelo Instituto IBRC, conforme solicitação da ANS. O link da pesquisa é personalizado e pode ser acessado na sua caixa de e-mail cadastrado junto à UNIMED no momento da contratação do plano.
Busque pelo título:
“[EXTERNO] Unimed Grande Florianópolis atendendo solicitação da ANS”.
MAIS INFORMAÇÕES
Para saber mais sobre o processo de reclamação junto à ANS, acesse:
https://www.gov.br/pt-br/servicos/receber-reclamacoes-sobre-possiveis-praticas-irregulares-de-operadoras-de-planos-privados-de-assistencia-a-saude-inclusive-administradoras-de-beneficios
Denunciar é um ato de defesa dos nossos direitos e de fortalecimento da luta coletiva. Quanto mais registros houver, maior será a pressão e mais força teremos para exigir mudanças nas relações contratuais dos planos de saúde.
Atenciosamente,
SINTUFSC




