Nesta semana a editora Expressão Popular realiza o evento “Ação Literária” promovendo debates, palestras e exposições na UFSC. Como parte das atividades do evento o SINTUFSC está realizando em conjunto com a editora o debate “Globalização e Crise: o Sistema Capitalcrático” com o Técnico Administrativo em Educação Dr. Valcionir Corrêa. O debate terá abordará a crise do capitalismo e o período neoliberal no Brasil, e suas conseqüências na intensificação da exploração da classe trabalhadora brasileira e suas repercussões políticas, os ataques ao direitos e ao meio ambiente. Valcionir é servidor técnico administrativo em educação e contribui atuando no Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO).
O debate ocorre no dia 09/10 às 19 horas, no auditório do SINTUFSC! Convidamos a todos os trabalhadores e a comunidade universitária para participar!
A “Ação literária Expressão Popular” debate cultura e solidariedade em mais de 100 localidades no país. A atividade comemora os 20 anos da editora criada em 1999, por meio de iniciativa e articulação dos movimentos populares que debatiam a importância da formação política, literária/cultural como uma das necessidades a serem construídas para a classe trabalhadora. A atividade em Florianópolis já realizou debates sobre o “Sistema de Plantio Direto de Hortaliças”, “A Pedagogia Socialista e a Experiência Escolar do MST”, “A Batalha das Ideias”e terá ainda amanhã às 16 horas um cine-debate “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resitência” e na quinta o debate “Arte para Luta”.
