A programação da décima edição do Fórum Social Mundial, que este ano acontece nas cidades da região metropolitana de Porto Alegre, está movimentando as pessoas e as idéias. A caravana do Sintufsc participa de algumas atividades que acontecem na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
Na marcha de abertura do evento, milhares de pessoas representando vários movimentos sociais saíram do Largo Glênio Peres, no centro da cidade, por volta das 18h desta segunda-feira, e seguiram caminhando até a Usina do Gasômetro.
Integrantes da caravana do Sintufsc participaram da marcha. “Estamos no Fórum Social Mundial para participar das atividades, dos debates e se integrar com outros participantes. Estamos na marcha representando nossa classe”, diz Teresinha Ceccato, coordenadora geral.

As atividades das plenárias iniciaram na terça-feira, 26. Pela manhã foram debatidas as conjunturas ambiental, social e política. Nesta quarta-feira, 27, aconteceu a plenária que discutiu o tema da sustentabilidade.
Na tarde de terça-feira, 26, o Fórum Social Mundial recebeu a presença do Presidente da República. Luis Inácio esteve no Ginásio do Gigantinho e fez um balanço de seus oito anos de governo e da relação com as organizações sociais ligadas ao processo FSM diante de sete mil pessoas.
Nesta quinta-feira, 28, está confirmada a presença da Senadora Marina Silva, do sociólogo Boaventura de Souza Santos e de um dos idealizadores do Fórum Social Mundial, Oded Grajew, no debate sobre novos parâmetros para o desenvolvimento.

