Teresinha Ceccato, integrante da coordenação geral do Sintufsc, esteve representando o sindicato no ato pela reabertura do Hospital Florianópolis, realizado na manhã do dia 30 de abril. A concentração aconteceu na Praça Nossa Senhora de Fátima, no estreito, em seguida os participantes fizeram uma caminhada até o hospital.
Durante a caminhada, aconteceram várias encenações teatrais e também foi dado um abraço no hospital.
O Hospital Florianópolis está fechando as suas portas! Não sabe¬mos quando ele reabrirá 100%. Tantas já foram as promessas da Secretaria Estadual da Saúde, desde que iniciaram as obras de reforma do Hospital, mas os prazos não estão sendo cumpridos.
No início, eram só reformas na coz¬inha, no piso inferior, depois passou para o segundo piso, a emergência, e então, no início desse ano, o HF prati¬camente fechou. Hoje o Hospital está funcionando precariamente, com o atendimento reduzido e uma emergên¬cia improvisada. Antes o Hospital Florianópolis atendia com 80 leitos. Hoje atende com 6 leitos. Segundo as declarações do próprio governador do Estado na imprensa, o HF será entregue para uma Organização Social (OS). O que significa a privatização do Hospital, que não mais atenderá 100% SUS e passará a atender através de convênios privados, reduzindo ainda mais as vagas e o atendimento para a população já tão carente de saúde. Antes da reforma, os serviços de laboratório, nutrição e lavanderia já haviam sido terceirizados, reduzindo a qualidade no atendimento à população. Por tudo isso, convocamos você para lutar pelo que é seu de dire¬ito! É importante lutarmos pela reaber¬tura urgente do Hospital 100% público. Se não fizermos nada para mudar essa situação, o Hospital Florianópolis vai fechar. É preciso lutarmos juntos agora para salvar o HF e garantir que ele reabra 100% SUS.
