Os servidores técnico-administrativos da UFSC fecharam nesta manhã, dia 19, a reitoria da universidade como forma de protesto contra a atitude do governo federal de não cumprir integralmente o acordo de greve assinado em 2012.
Para os trabalhadores, o governo deixou de fora os aposentados no que diz respeito ao reajuste às gratificações por capacitação e qualificação (anexos III e IV). “Os aposentados merecem respeito, eles não podem ficar de fora do acordo que contempla toda categoria. Eles também são trabalhadores”, explica Teresinha Ceccato, integrante da coordenação geral do Sindicato dos Trabalhadores da UFSC – Sintufsc.
A manifestação não tem prazo para terminar. Logo mais, às 8 horas, acontecerá uma assembleia geral em frente a reitoria onde será feita a discussão da pauta interna da categoria. A reitora, profa. Roselane Neckel, foi convidada a participar. “É uma oportunidade para ela dialogar diretamente conosco, com os trabalhadores. Ela foi convidada outras cinco vezes e não compareceu. É importante para nós a presença dela na assembleia”, argumenta Celso Ramos Martins, integrante da coordenação geral do Sintufsc.
Os servidores-técnico administrativos de todo país fazem hoje, dia 19/3, um dia de paralisação nas instituições federais de ensino como forma de pressionar o governo federal para que cumpra o acordo de greve assinado ao final do movimento paredista de 2012, quando a categoria permaneceu 70 dias no movimento paredista.


