Nesta segunda-feira, dia 8, trabalhadores técnico-administrativos em greve na UFSC fecharam o acesso ao campus da universidade na rótula da Trindade. A manifestação é uma forma de chamar a atenção para o movimento, em greve a mais de dois meses, e as reivindicações da categoria.
Além de melhores condições de trabalho, os servidores pedem reajuste salarial (o que não acontece a mais de 5 anos), racionalização da carreira, reposicionamento dos aposentados dentre outros pontos.
Celso Ramos Martins, coordenador do Sintufsc e integrante do comando de greve, diz que a sociedade precisa saber como o governo tem prejudicado os servidores técnico-admnistrativos da universidades (STAs) federais brasileiras. “Estamos reivindicando atualização do plano de carreira a mais de cinco anos e o governo não nos dão atenção”, diz.
Está programado para esta semana, nos dias 9, 10 e 11, uma manifestação em Brasília, em frente ao Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Técnico-administrativos de todo país estão se dirigindo à capital federal para participar do ato organizado pela Fasubra. O Sintufsc também participará enviando mais de 80 trabalhadores.

