O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) foi apresentado aos integrantes de órgãos federais e dirigentes sindicais de Florianópolis na manhã desta quarta-feira, 7 de julho, na sede do Sintufsc.
Segundo Marcelo Fontanella Webster, do Departamento de Desenvolvimento de Assistência à Saúde da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (DDAS-PRDHS) da UFSC, o Siass, que faz parte do Sipec, é uma iniciativa do governo federal de unificar e otimizar a política de atenção à saúde do servidor. “Esse sistema coordena e unifica as ações em saúde de todos os órgãos federais”, explica Webster.
Em Santa Catarina, as primeiras unidades do Siass funcionarão na UFSC e no INSS. Essas unidades reunirão os atendimentos de perícia, assistência, promoção e vigilância da saúde dos servidores federais. A previsão é que a partir de setembro as unidades entrem em funcionamento.
Os órgãos e autarquias federais terão que assinar um acordo e participar do sistema mesmo as que já têm setores que cuidam da saúde de seus servidores. “Todos estes profissionais que cuidam da saúde do servidor serão reunidos em uma equipe multiprofissional e darão expediente na unidade do Siass”, conta Webster.
Celso Ramos Martins, da coordenação geral do Sintufsc, falou que o fato de o governo estar pensando em ações para melhorar a saúde de seus funcionários não é por acaso. “Essas medidas do governo vieram depois de muita luta, muita pressão por parte da categoria. Eles não estão fazendo isso de bonzinhos que são. Os méritos são para o esforço do movimento sindical e da base da categoria”, disse.
É importante lembrar que o Siass não tem caráter de plano de saúde complementar e sim de promoção de saúde no ambiente de trabalho.
