Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

UFSC mantém TV Cultura fechada

UFSC mantém TV Cultura fechada

A população da grande Florianópolis está há quase um ano sem assistir a programação educativa da TV Cultura SC. A emissora de televisão em sinal aberto, mantida pela UFSC e UDESC desde 1994, está desde o início do ano sem operação. As dívidas financeiras estão estimadas em mais de R$ 500 mil, além de transmissores quebrados e outros problemas operacionais. Tudo isto negligenciado pela administração da UFSC, que omite informações a respeito da falta de operação da televisão conquistada e mantida pela instituição. Comenta-se que a reitoria quer saldar as dívidas para depois repassar a concessão do sinal para a TV Brasil, tornando-se apenas uma emissora de retransmissão de programas nacionais gerados pela Radiobras.

A televisão que opera no canal 2 é a principal retransmissora local da TV Cultura de São Paulo e da TVE do Rio de Janeiro, com programação educativa e cultural com proposta diferenciada de informação e entretenimento. Também mescla informações locais, tornando-se um espaço alternativo para os telespectadores interessados em fugir dos programas sensacionalistas das tradicionais emissoras de TV. Com o fechamento da TV Cultura há 9 meses, somente através das TVs por assinatura a população pode ter acesso à programação nacional.

Histórico

A Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural Jerônimo Coelho foi criada em 1994 e é mantenedora da TV Cultura Santa Catarina canal 2, e associada às TVs UFSC e UDESC. A TV UFSC, que passa por restaurações já há muito tempo, só foi ao ar em dezembro de 1998. Na época, o canal se chamava UFSC TV e era conveniado à TV Senac de São Paulo e à TV Cultura de Santa Catarina. O sinal do canal de São Paulo era retransmitido pela UFSC TV. Já o acordo com a TV Cultura consistia na troca de programas entre os canais.

Parceria desfeita

Em 2003, a parceria entre as tevês foi desfeita e o canal da UFSC deixou de ser utilizado. Já em 2005, a UFSC TV mudou o nome para TV UFSC e passou a ser vinculada à Secretaria de Educação a Distância da UFSC, funcionando de forma independente e ficando disponível no canal 15 da Net.
A partir de 2008 a Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural Jerônimo Coelho se inseriu na realidade da Rede Pública de Televisão e, depois de março daquele ano, a TV Cultura SC passou a exibir a programação da TV Cultura de São Paulo, da Fundação Padre Anchieta, e da TV Brasil, um canal da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação).

Má qualidade

Mas, a Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural Jerônimo Coelho enfrenta constantes problemas técnicos em seus transmissores, tornando problemática a qualidade do seu sinal analógico.
Apesar da transformação, a TV Cultura catarinense enfrenta dificuldades financeiras que não possibilitam a consolidação definitiva do seu padrão público de comunicação. Principalmente na melhoria da qualidade do sinal aberto e gratuito para Florianópolis e região, ficando com a programação restrita na Net.

Em solução

Itamar Aguiar, professor do departamento de Sociologia e Ciência Política, que publicou alguns artigos sobre o tema no Boletim da Apufsc, explica que a TV já poderia estar há muito tempo com sua programação em canal aberto. Mas, isso não ocorre de fato, devido aos inúmeros problemas no transmissor da TV. Ele informa que a TV Cultura que é administrada pela UFSC e têm como diretor superintendente o professor Aureo Moraes, está perdendo um importante espaço público de comunicação e que, os problemas na TV já se estendem há muito tempo sem que haja uma solução definitiva.

O jornalista Carlos Damião reclama em seu blog: “É impossível assistir a programação da TV Cultura nos canais abertos”. No blog também estão postados vários comentários de jornalistas e outros profissionais que reclamam da situação da TV Cultura em Santa Catarina. Inclusive acusações graves de cabide de empregos e incompetência da administração da UFSC que, em mais de 10 anos, ainda não conseguiu solucionar os problemas da TV. Mesmo com comentários, acusações e pressão da comunidade em geral, os administradores da TV Cultura permanecem calados e pouco se consegue de informações oficiais sobre a possível solução dos inúmeros problemas que a TV enfrenta.

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .