Em reunião realizada no dia 30 de julho, em Joinville, ficou decidido que o campus da UFSC será mesmo construído na Curva do Arroz, às margens da BR-101.
Além de ficar situada num trecho perigoso e de grande movimento da BR-101 e de ter problemas de alagamentos constantes, passagem de linhas elétricas de alta tensão e de trem, a área enfrenta problemas judiciais.
Havia a possibilidade de transferir o campus da universidade para uma área de 6,5 milhões de m2 pertencente à Fundição Tupy, avaliada em R$ 23 milhões e localizada entre Joinville e Araquari.
O governador, o prefeito e o reitor consideraram que transferir o campus significaria “começar do zero” e que seria mais viável investir R$ 12,5 milhões em obras na Curva do Arroz.
No dia 4 de agosto, foi instalado oficialmente o campus da UFSC em Joinville, com a posse do diretor, Acires Dias. A cerimônia foi realizada no auditório do Univille, onde a UFSC irá funcionar provisoriamente até a conclusão das obras na Curva do Arroz, e contou com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira, do reitor Álvaro Prata e do prefeito Carlito Merss.




