No dia 11 de outubro, o SINTUFSC realizou o XX Seminário de Aposentados e Pensionistas (SEAPEN), reunindo trabalhadoras e trabalhadores que, ao longo dos anos, dedicaram suas vidas ao serviço público. O evento, que aconteceu no auditório do sindicato, teve como lema “Semeando luta, colhendo direitos”, refletindo o papel fundamental da categoria na continuidade das conquistas trabalhistas e sociais.
O XX SEAPEN contou com a presença das palestrantes Ellen Caroline Pereira (SINJUSC), Ana Maria Cartaxo (UFSC – Serviço Social), Bernadete Aued (UFSC – Educação) e Edna Garcia Maciel (UFSC – Educação), que trouxeram discussões essenciais sobre a luta sindical, o papel das aposentadas e aposentados no movimento e os desafios atuais para garantir direitos em um cenário de constante ataque às conquistas da classe trabalhadora.
A qualidade das palestras foi um dos pontos mais elogiados pelos participantes: “As palestras da manhã foram muito esclarecedoras! Obrigada!” comentou uma das presentes. Outro participante também destacou: “Foi tudo muito bom, grande aprendizado para todos. Sindicato somos nós, parabéns!”.
Além do aprendizado proporcionado pelas mesas de debate, o evento também se mostrou um importante espaço de reencontro e confraternização. A oportunidade de rever colegas de longa data foi destacada em diversos depoimentos: “Uma ótima oportunidade para rever amigos e colegas de trabalho. Tudo maravilhoso, ótima recepção!”.
O XX SEAPEN não apenas cumpriu seu papel de fortalecer a luta sindical, mas também plantou novas sementes para colheitas futuras. O clima de unidade, companheirismo e aprendizado foi ressaltado em cada feedback recebido: “Evento repleto de potências, carinhos, e sementes de lutas para colher direitos! Obrigada por tudo e tanto!”.
Ao final do evento, foram eleitos 6 delegados – presentes na foto destacada na parte superior – para representar a categoria no XV CONSINTUFSC, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de novembro. Esses delegados terão a missão de levar adiante as discussões iniciadas no SEAPEN e continuar semeando a luta por direitos.