A oficialização da jornada de 30 horas é uma pauta nacional na universidades federais. Por conta dessa demanda, a Fasubra Sindical está orientando as bases a organizarem uma programação para o Dia Nacional de Luta pelos Turnos Contínuos e Redução da Jornada de Trabalho, a ser realizado no dia 30/10.
A assembleia geral, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 9, no auditório do Sintufsc, debateu essa reivindicação e seus desdobramentos para os trabalhadores da UFSC. Foram colocados pelos participantes alguns aspectos da forma como está sendo feita essa luta. Um dos pontos debatidos foi o relatório dos estudos sobre dimensionamento dos TAEs.
Alguns trabalhadores levantaram certas informações contidas que tendenciam a interpretações equivocadas. “O relatório diz que no meu setor não há necessidade de TAEs mas eu sei que precisamos. Em outros centros de ensinos é apresentado um saldo de trabalhadores. Não houve oportunidade de se fazer as correções que são necessárias”, argumentou o coordenador do sindicato.
Em muitos momentos foi colocado a responsabilidade de cada trabalhador na oficialização da redução da jornada de trabalho. “Temos que fazer a coisa acontecer na prática e não no discurso. E tem que ser agora”, disse Moisés.
Ao final, foi aprovada a realização de uma reunião do GT 30 horas para organizar a construção do Dia Nacional de Luta pelos Turnos Contínuos e Redução da Jornada de Trabalho.

