Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Trabalhadores da UFSC em greve debatem carreira e 30 horas

Trabalhadores da UFSC em greve debatem carreira e 30 horas

Nesta quinta-feira (13/8) o Comando Local de Greve dos TAEs da UFSC trouxe a Florianópolis o pró-reitor de gestão de pessoas do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Nilo Moraes de Campos, que debateu com a categoria a experiência da instituição localizada em Pelotas e que desde 2003 oficializou a jornada de 30 horas semanais para todos, obtendo inclusive respaldo jurídico junto ao Supremo Tribunal Federal, que derrubou ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal contra a experiência implementada por lá.

Em Brasília o Comando Nacional de Greve da FASUBRA discutiu na quarta-feira (12/8) com o MEC e o MPOG a jornada de 30 horas sem redução de salário para todos, e o exemplo da luta em Pelotas é usado como referência nas negociações. De acordo com o pró-reitor são cerca de 800 servidores técnico-administrativos que trabalham no Instituto.

Durante a manhã o tema dos debates e da palestra de Nilo de Campos foi sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências, o RSC, política de estímulo à carreira através de um mecanismo que permite ao servidor receber o percentual referente ao Incentivo à Qualificação por meio da comprovação de aprendizagem adquirida ao longo de sua trajetória profissional.

Proposto pelos reitores dos Institutos Federais de Educação no âmbito do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), e já implantado em algumas instituições de ensino técnico, o RSC ainda não é uma realidade entre os trabalhadores técnicos das universidades do País. O Conselho já encaminhou ao MEC a reivindicação para estender o benefício aos técnicos, pois a política do RSC já está em vigor nos institutos federais, porém limitada aos servidores docentes.

A ideia dos organizadores da atividade é que o assunto continue sendo alvo de discussões mesmo após o encerramento da greve, pois antes de ser debatida em seus aspectos jurídicos a luta deve ser travada no campo político. Em breve será disponibilizado o vídeo com as palestras/debates realizados no auditório da Reitoria.

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .