Os quatro delegados do SINTUFSC que estão no Comando Nacional de Greve da FASUBRA encaminharam nesta quarta-feira (19/8) o relatório dos três últimos dias de suas atividades em Brasília junto ao CNG antes do retorno a Florianópolis. Desde segunda-feira (10) participando das mobilizações da categoria para pressionar o Governo Federal na negociação da pauta específica de reivindicações da categoria, eles foram eleitos na AGP realizada no auditório do HU em 30 de julho. Eles serão substituídos esta semana pelos delegados eleitos em assembleia no dia 11 de agosto: Hudson Queiroz, Izabel Maria da Silva, Enézimo Marcelino e Evandina Argena da Silva.
Clique aqui e baixe a íntegra do relatório das atividades dos delegados de 10 a 19 de agosto no Comando Nacional de Greve em Brasília.
Confira o relato:
Relatório Delegados SINTUFSC período 17, 18 e 19 de agosto
17 de agosto
– Reunião CNG: recepção e apresentação dos novos delegados, recomposição das comissões, informes de base. Os delegados do SINTUFSC informaram as atividades ocorridas no âmbito da UFSC entre os dias 10 a 14 de agosto, destacando o ato durante a recepção aos calouros, almoço comunitário e a assembleia universitária, bem como o debate sobre as 30 horas e Reconhecimento de saberes e competências (RSC). Nos informes de base, foram relatados a realização de atos unificados (com estudantes e docentes), nos estados do Acre, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul;
– Reunião do Fórum dos SPFs, em que a FASUBRA informou a agenda desta semana e que ultrapassamos os 80 dias de greve. A FENASPS informou que a categoria está em greve e mobilizada e que as chefias estão colocando o cargo à disposição. O SINASEFE informou que possuem 228 campi em greve e que a entidade aceita negociar a reposição de 19,7% em um ano. O Sindicato do BACEN informou que a categoria está mobilizada para entrar em greve, esperam resultado da negociação com Governo para decidir adesão ou não. O Sindicato do IBGE informou que fará caravana à Brasília nos dias 25 e 26 agosto.
18 de agosto
– Participação do CNG no seminário regional “A corrupção e o Sistema da Dívida” em que foram abordados os seguintes pontos 1-O que é a dívida pública; 2- Por que ela cresce tanto?; 3- A importância de que seja feita a auditoria da dívida pública; 4- Auditoria em outros países; 5- O que fazer?. Compuseram a mesa a Maria Lucia Fatorelli (Coordenadora Geral da Auditoria Cidadã da Dívida Pública;) Ramon Bentivenha (OAB) ; Carlos Lima (UnB); Francisco de Filipo (Movimento dos Trabalhadores sem Teto-MTST); Rosa Maria Campos Jorge (Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho); Alexandre Aguiar (Andes Região Planalto); Adriano Campos (Auditoria Cidadã Distrito Federal); Léia de Souza Oliveira (FASUBRA); Décio Bruno Lopes (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil); Cleuza Faustino (FENASPS). Os representantes das entidades abordaram o sistema da dívida pública e seus reflexos nas seguintes temas: privatizações, política de moradia, mundo do trabalho, educação, seguridade social e saúde. Ao final, abriu-se espaço para perguntas do público presente.
– Reagendamento da avaliação do Ofício n.º 470/2015-CGLNES/GAB/SESu/MEC, de 14 de agosto de 2015, para o dia 19 de agosto, no período vespertino, e realização de reuniões dos coletivos da FASUBRA.
19 de agosto
– Atividade do CNG no Congresso Nacional, com entrega de documento solicitando apoio dos parlamentares com relação à nossa pauta de greve.
– Avaliação pelo CNG do Ofício n.º 470/2015-CGLNES/GAB/SESu/MEC, de 14 de agosto de 2015.

* Programação sujeita a alterações.
Florianópolis, 19 de agosto de 2015
Adriana Boschi Moreira
Clézio Augusto Lima
Moracy Gomes Filho
Ricardo José Valdameri

