Dia 23 de setembro, quarta-feira, das 13h30min às 18 horas, na Praça da Cidadania, em frente à reitoria da UFSC, acontece o VII Eko Porã – Festival da Primavera do Sintufsc, que, este ano, revela os Artistas da Casa. Como parte da programação, às 18h30min, acontece, no Auditório “José de Assis Filho”, no nosso sindicato, uma Assembléia Geral Extraordinária para a Posse da Nova Diretoria do Sintufsc (biênio 2009/2011).
O Eko Porã é um festival promovido pelo Sintufsc desde 2003, e faz parte do seu Plano de Lutas. Ele traz para o ambiente do campus a poderosa simbologia de recuperação dos velhos tempos da saudação à primavera, fazendo uma crítica ao sistema capitalista e louvando as práticas anti-sistêmicas e anti-hegemônicas de preservação da vida humana e de todo o planeta.
Fortalecer o espírito de luta
O festival, que acontece há sete anos é, na verdade, um modo de falar da necessidade de renascimento do próprio espírito de luta dos trabalhadores. Por isso, já há alguns anos, ele também foi incorporado ao calendário das eleições do Sintufsc, para que a posse das novas diretorias aconteçam dentro desse clima, que aponta para o fortalecimento e a unificação da classe trabalhadora.
Este ano, o festival traz para a praça os Artistas da Casa. As apresentações culturais vão revelar as habilidades artísticas e conhecimentos de trabalhadores técnico-administrativos da UFSC e da comunidade universitária em geral. Inclusive os mais pequeninos, do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI).
Abrir o caminho
Nas comunidades antigas, o equinócio e o solstício sempre foram datas importantes, em que os seres humanos se encontravam e celebravam juntos a alegria de estarem vivas e em paz. Nos tempos atuais, os momentos de mudança na natureza podem ser um chamado para a transformação . Para a urgência de sair da apatia e caminhar na busca Eko Porã – que significa, na língua Guarani, “vida boa e bonita para todos”. Isso é o mesmo que socialismo, dignidade, liberdade, respeito a toda espécie de vida e a tudo que se opõe à exploração e à violência do capitalismo.
Mas o sonho da Terra sem Males, carregado pelo povo guarani há séculos, só será possível no dia em que a humanidade não estará mais dividida em classes e não mais haverá a dominação de um sobre o outro. Só que isso não acontece do nada! É preciso abrir o caminho. Em harmonia com a natureza. Com arte, com cultura, com beleza, com música e com luta!
Revelar a arte dos nossos na praça
Neste sétimo ano do Eko Porã, o Sintufsc renova o compromisso com a construção de uma sociedade justa e fraterna. A programação do festival está voltada para revelar Artistas da Casa, gente da nossa universidade e do nosso sindicato que vai mostrar o que sabe fazer para deixar o mundo bonito, saudável e alegre.
É a arte dos nossos da praça! E se você quer mostrar algo bonito que sabe fazer, venha para a Praça da Cidadania.
Confira o cartaz do festival, com a programação completa:

