Frente aos recentes ataques à UFSC, o SINTUFSC vem a público reafirmar a defesa intransigente da Universidade Pública e de seus trabalhadores. A UFSC é patrimônio da sociedade catarinense. É de dentro das paredes das salas de aula, auditórios, ginásios e laboratórios desta universidade que emana a maior riqueza que um povo pode alcançar, que é o conhecimento. Atacar a universidade pública, produtora de conhecimento, não é só uma ignorância, mas uma verdadeira ofensa ao povo catarinense, que tem na universidade o seu referencial civilizatório.
Graças à UFSC, o estado de Santa Catarina conta, há décadas, com pesquisas nacionais e internacionais de excelência, à exemplo da recente criação do sorvete que reduz os efeitos da quimioterapia e do projeto do ônibus elétrico. Essa produção científica, além de fomentar o avanço tecnológico do estado e do país, alimenta a cadeia produtiva, fornecendo soluções e pessoas com alta qualificação, que atuam em todas as áreas do conhecimento. O curso de Letras Libras da UFSC é referência nacional e internacional na formação de professores, de tradutores intérpretes e de pesquisadores na área. A universidade atua diretamente na comunidade através dos seus inúmeros programas de extensão, forma educadores e educadoras, dá emprego e renda a milhares de trabalhadores, entre tantas outras contribuições à ciência, à industria e à sociedade do nosso estado.
A excelência da Universidade Federal de Santa Catarina só existe graças ao comprometimento e trabalho sério realizado por todos os estudantes e trabalhadores desta instituição, técnicos, docentes e terceirizados. Nós trabalhadores, conscientes de nossa responsabilidade com a educação pública, gratuita e de qualidade, não seremos intimidados por mentiras, ilegalidades e informações falaciosas, tipicas de uma forma baixa e nefasta de se fazer política, que se vale da espetacularização da mentira em busca de divulgação em grupos de redes sociais.
Seguimos construindo e lutando pela educação Brasileira. Juntos somos mais fortes!
