No final da tarde da quarta-feira (27/11), um grupo de diretores do Sintufsc se reuniu com os responsáveis pelo Departamento de Atenção à Saúde (DAS/PRODEGESP) da UFSC para levar dúvidas e reclamações dos filiados sobre o novo plano de saúde da Universidade.
Os responsáveis pelo DAS, Paulo Botelho e André Rosa, explicaram que com a proximidade do fim do contrato anterior, foram obrigados a fazer uma nova licitação em busca de um novo contrato.
A primeira licitação, com contrato nos moldes do plano antigo, sem faixas de idade, dividido igualmente entre todos os beneficiários, não atraiu planos de saúde interessados. Por isso, fizeram uma segunda licitação, com tabelas divididas por faixas de idade e, portanto, mais caro para quem é mais velho. A única empresa que se candidatou e venceu a licitação foi a UNIMED.
O auxílio oferecido pela Universidade para o pagamento dos planos de saúde dos trabalhadores segue congelado desde janeiro de 2016 em valores que variam entre R$ 101,56 e R$ 205,63 de acordo com idade e faixa salarial.
MIGRAÇÃO SEM CARÊNCIA
Agora, todo mundo que já fazia parte do plano da UFSC antigo pode migrar para o novo plano, sem carência e sem interrupção, até o dia 29 de novembro de 2019. Os que perderem esse prazo ainda podem migrar sem carência até o dia 29 de janeiro de 2020, mas o processo pode levar até oito dias úteis para ser efetivado e o beneficiário fica sem plano de saúde nesse período de oito dias.
Quem não fazia parte do Plano de Saúde antigo da UFSC também pode aderir sem carência até o dia 29 de janeiro de 2020.
DEPENDENTES E AGREGADOS
Os dependentes (cônjuge, ex-cônjuge, filhos e netos) também podem entrar no novo plano da UFSC. Já os agregados (pais e avós) só serão admitidos no novo se já estiverem incluídos e ativos no plano antigo da UFSC. Agregados oriundos de outros planos não são admitidos.
INTERNADOS
Os responsáveis pelo DAS garantiram que estão entrando em contato com as famílias de pessoas que estão internadas para a realização da migração. Garantiram também que esses casos específicos serão resolvidos em separado com a sensibilidade necessária.
COMO MIGRAR?
A migração pode ser feita pela internet (https://planodesaude.ufsc.br/) ou comparecendo pessoalmente ao escritório do DAS que fica junto a Biblioteca Central da Universidade, no campus da Trindade, de segunda à sexta entre 7h e 19h.
