Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

POR QUE NÃO PARTICIPAREMOS DO DEBATE COM CANDIDATOS À PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS ORGANIZADO POR DCE, APUFSC E CAXIF

POR QUE NÃO PARTICIPAREMOS DO DEBATE COM CANDIDATOS À PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS ORGANIZADO POR DCE, APUFSC E CAXIF

DebateDemocráticoTemTodos
​Na última quinta-feira, dia 22 de outubro, foi divulgada, através das redes sociais, a realização de debate com as candidaturas à prefeitura de Florianópolis, promovida por diversas entidades vinculadas à UFSC: o Diretório Central dos Estudantes, o Centro Acadêmico XI de Fevereiro, do Curso de Direito, a Associação dos Professores da UFSC e o grupo de extensão do curso de Direito Legisla UFSC.
Lamentavelmente, este será um dos poucos debates envolvendo as candidaturas à prefeitura de Florianópolis nesta eleição, uma vez que a grande imprensa catarinense, reforçando mais uma vez sua completa ausência de compromisso com a democracia e com o povo trabalhador de nosso estado, optou pela não realização de debates, alegando impossibilidade de realização em condições de segurança sanitária em virtude da pandemia do COVID-19.
Tal argumentação não se sustenta: os mesmos que alegam ser impossível realizar um debate seguro, do ponto de vista sanitário, com aqueles que almejam representar o povo de nossa cidade pelos próximos 4 anos, são os que advogam diariamente contra as políticas de isolamento social que visam resguardar a saúde das pessoas. Para além disso, ocultam a verdadeira natureza da opção pela não realização de debates: querem impedir as vozes que se insurgem contra o atual projeto de destruição das condições de vida dos trabalhadores, e que não aceitam o fim da legislação trabalhista, da previdência pública, a privatização dos serviços e empresas públicas e a destruição ambiental promovida por esses projetos. Visam somente proteger aqueles que governam conforme seus interesses há décadas.
Exercendo seu papel social de colocar os grandes debates em voga e a defesa da democracia, as entidades citadas, vinculadas à universidade, e que, se não a representam institucionalmente, conferem à UFSC sua reconhecida vitalidade, buscou suprimir esta notada ausência e convocar as candidaturas à realização de um debate. A Administração Central da Universidade decidiu por apoiar o evento, disponibilizando a estrutura da TV UFSC para sua realização.
E o SINTUFSC, tal qual a Associação dos Pós-Graduandos (APG-UFSC), também foi convidado a participar. E, por nosso óbvio interesse em aprofundar a democracia, seja em tempos eleitorais ou não, aceitamos inicialmente o convite. Entretanto, quando nos sentamos para construir o debate junto às demais entidades, vimos que seu formato não estava em discussão: uma proposta fechada nos foi apresentada, e o CAXIF, suportado pela Administração e com a conivência do Diretório Central dos Estudantes, adotou postura intransigente pelo convite somente aos sete candidatos que a legislação eleitoral obriga a convidar, que são aqueles que representam partidos com representação no Congresso Nacional.
Protestamos. Em nossa visão, todas as candidaturas, independente do partido, têm o direito à manifestação e à participação. Especialmente ao considerarmos que os excluídos normalmente são parte de partidos com características ideológicas, que apresentam projetos e propostas que merecem ser levados em consideração e apreço pela população. E o evento promovido por DCE e CAXIF tradicionalmente cumprem com esse papel.
Um debate promovido pela universidade não pode adotar como parâmetro democrático a legislação eleitoral e a grande mídia. Se possuímos instrumentos que nos permitem ir além, devemos reforçá-los. E por este entendimento que optamos por não participar deste debate, posicionamento que também foi adotado pela APG.
Rechaçamos o argumento da Administração Central de que não há espaço físico adequado para o debate presencial com 10 candidatos; não nos parece crível que o haja para 7 candidatos, e não para 10. Ainda que as dependências da TV UFSC não comportem tal quantia, alternativas de realização do debate noutro local, inclusive em lugar aberto, poderiam ter sido consideradas; e, ainda que se demonstrassem inviáveis, nada impediria que o debate ocorresse de forma virtual, adaptando-se à realidade de pandemia, que exigiu de toda a população adaptações.
Para além da nossa ausência neste debate, buscaremos construir evento próprio, junto a outras entidades representativas de nossa cidade, de forma que resguarda os princípios democráticos e a segurança sanitária, que defendemos com afinco.
Diretoria SINTUFSC
Juntos Somos Mais Fortes – 2019-2022

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .