No momento em que Santa Catarina enfrenta a sua pior fase de covid-19, desde o início da pandemia, com o colapso do sistema de saúde e sucessivos recordes de mortes, diversas escolas públicas e particulares retomam o ensino em suas unidades físicas.
Há diversos relatos de infecções de profissionais da educação pelo novo coronavírus e até mortes registradas após o retorno das atividades presenciais nas unidades de ensino, porém, essas ocorrências parecem não sensibilizar grande parte das autoridades e donos de escolas particulares.
O SINTUFSC – Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina defende a continuidade do ensino remoto, em todos os níveis de ensino, enquanto não houver vacina e condições sanitárias seguras de retorno às aulas presenciais.
Entendemos que o ensino presencial, hoje, representa um risco à vida e à saúde dos estudantes, trabalhadores e da comunidade em geral.
Sendo assim, registramos nosso apoio à luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação por condições seguras para o exercício de suas funções. ✊
