Após a discussão sobre saúde do trabalhador, promovida pela psicóloga Elisa Ferreira, os trabalhadores que participaram do XVIII Seminário Nacional sobre Segurança nas IPES dedicaram o resto do dia para a plenária final, onde foram apresentadas e votadas as propostas elaboradas nos dois dias de trabalho de grupos.
Diversas preposições, de todos os temas debatidos no seminário, foram colocadas para apreciação da plenária, e as aprovadas entraram no relatório final do evento, com 30 páginas, que também foi aprovado no último dia de seminário.
Durante os debates o reitor da UFSC Álvaro Prata apareceu no seminário e saudou os participantes, agradecendo ao Sintufsc e ao Departamento de Segurança da UFSC pela organização do evento.
A plenária final se estendeu até depois das 20h e também decidiu que o próximo seminário nacional será realizado no Estado do Pernambuco, na UFPE – Universidade Federal do Pernambuco.
Também foram eleitos os coordenadores nacionais e regionais do seminário. Para a coordenação nacional foram eleitos os delegados ·Leandro Luiz de Oliveira, da UFSC, Santa Catarina; Robson T. Mendes, da UFRRJ, Rio de Janeiro; Maurício Sabino de Araújo Rocha, da UNB; Brasília e Marcos Wanderley S. Silva, da UFPE, Pernambuco.
Depois de aprovadas as propostas, o relatório final e eleitos os coordenadores do seminário, os
participantes fizeram os agradecimentos finais e as homenagens aos companheiros que já partiram. Um minuto de silêncio, muitos aplausos e fim do XVIII Seminário Nacional sobre Segurança nas IPES.
No sábado, dia 14, os participantes do seminário se reuniram, durante o dia, no grêmio da PU – Prefeitura Universitária, para a confraternização de encerramento do evento. Momento de descontração e alegria, com churrasco, bebida e música. Tudo organizado e preparado pelo coordenador de Políticas de Esporte, Social e Cultural, Otávio Pereira, pelo diretor do Deseg, Leandro Oliveira e o funcionário do Sintufsc Evilásio de Oliveira.