Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Relato das reuniões setoriais – CCS e CCE

Relato das reuniões setoriais – CCS e CCE

Na última segunda-feira (13/09) trabalhadores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) estiveram reunidos de forma remota para debater questões em torno do retorno presencial e a Reforma Administrativa (PEC 32). Na terça-feira (14/09), uma reunião que abordou temas similares foi realizada com trabalhadores do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Os trabalhadores do CCS relataram que a direção do Centro não chamou uma reunião ampla para debater as Portarias 405 e 406 que autorizaram a partir do dia 20 de setembro a realização de atividades de avaliação e preparação de ambientes para um possível retorno presencial ainda sem data confirmada.

O assunto vem sendo tratado entre chefias e TAEs de forma descentralizada, a partir de interpretações distintas das portarias. Dessa forma os TAEs relataram experiências distintas, que vão desde o entendimento pelo não retorno até decisões arbitrárias de chefias que já estão cobrando o retorno do trabalho presencial de forma integral até antes do dia 20 de setembro.

Os trabalhadores mostraram preocupações quanto ao fornecimento de EPIs adequados e os critérios de avaliação dos ambientes que não foram estabelecidos pela Reitoria nas normativas publicadas no dia 16 de agosto.

O SINTUFSC alertou aos trabalhadores as problemáticas da política não participativa da gestão da Prodegesp e da Reitoria e alertou os trabalhadores que de acordo com a interpretação do SINTUFSC das portarias e da fala do chefe de Gabinete Áureo Moraes na última reunião do CUn não há a obrigatoriedade do retorno presencial neste momento. Somente estão autorizadas atividades de preparação de ambientes para o retorno. Também foi destacado na reunião a importância da luta contra a PEC 32 – Reforma Administrativa.

Na reunião setorial com os TAEs do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), os trabalhadores relataram que ainda não ocorreu uma reunião entre os trabalhadores do centro e a Direção para tratar sobre as Portarias Normativas 405 e 406.

Criticaram a falta de informação sobre o retorno presencial e comentaram sobre as condições de trabalho nos setores. Muitos locais estão com a estrutura comprometida, com o teto caindo, elevador com defeito, locais onde o forro do teto não é grampeado e com as janelas abertas tem o risco de cair com qualquer rajada de vento, além da falta de disponibilização de álcool em gel.

Relataram que algumas chefias têm pressionado os trabalhadores para a volta ao trabalho presencial a partir do dia 20 de setembro. O que o SINTUFSC respondeu com firmeza ao afirmar que as Portarias não obrigam o retorno presencial, mas somente uma fase de adequação dos espaços para um retorno gradual.

Para encerrar a reunião foi feito um convite aos TAEs para se somarem à mobilização contra a PEC 32 – Reforma Administrativa em defesa do serviço público. O SINTUFSC está em Brasília junto a outros Sindicatos para pressionar os parlamentares a votarem contra esse ataque.

↪O SINTUFSC orienta que os trabalhadores que estejam sendo pressionados pelas chefias para uma retomada das atividades administrativas presenciais (1) documentem as solicitações feitas pelas chefias para o retorno presencial, pedindo às chefias que encaminhem por e-mail a solicitação de retorno ao atendimento presencial, (2) questionem qual a necessidade para um retorno presencial já que as portarias indicam a preparação e avaliação dos ambientes, (3) entrem em contato com o SINTUFSC e solicitem o apoio do Sindicato frente às pressões de chefias (4) solicitem a presença do SINTUFSC em reuniões de setor sobre o retorno presencial e (5) denunciem as pressões sofridas no e-mail denuncia@sintufsc.com.br.

Juntos somos mais fortes!

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .