Será realizada, no dia 1º de novembro, uma audiência pública no Auditório da Reitoria para discutir a Proposta de Minuta de Resolução que institui a Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional na UFSC. A audiência começa às 17h30, com uma apresentação da construção histórica da Política e o registro das contribuições da plenária em ata, de modo a compor o processo a ser enviado para análise do Conselho Universitário (CUn). A audiência pública também será transmitida online para os estudantes e trabalhadores dos campi fora da sede.
A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) é a unidade gestora da comissão que trabalha na minuta de Resolução. Desde 2018 ela vem sendo elaborada, e a comissão vigente foi nomeada em janeiro deste ano.
A proposta regulamenta o enfrentamento ao racismo em todas as suas formas, e inclui estudantes, servidores e terceirizados.
A política surge em um momento em que a comunidade universitária presenciou diversos crimes de racismo dentro da universidade. É hora de dar um basta no racismo e em todas as formas de preconceito dentro da UFSC!




