Encaminhamentos da Assembleia Ordinária de 09/06/2025.
1. Nota de Apoio aos Servidores da UNIRIO
Aprovada a elaboração de uma nota de apoio aos servidores da UNIRIO, diante do processo de fechamento do Hospital Universitário promovido pela EBSERH. A medida tem gerado redução nos atendimentos à população e a precarização dos serviços públicos de saúde.
2. Nota de Repúdio ao Genocídio Palestino
Divulgação de uma nota de repúdio ao genocídio do povo palestino e ao ataque à Flotilha Madeleine na madrugada dessa segunda-feira. A Flotilha levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza e foi interceptada e teve seus passageiros, entre eles o brasileiro Thiago Ávila, sequestrados pelo Estado de Israel.
3. Paralisação da Categoria no dia 12/06/2025
Aprovada, por ampla maioria, a realização de paralisação da categoria no dia 12 de junho de 2025, conforme orientação da FASUBRA e proposição da diretoria do SINTUFSC.
Foi definida a seguinte programação para o dia:
8h – Café da manhã de boas-vindas;
9h – Passagens nos setores da universidade;
10h – Debate sobre a minuta do TELEFLEX (Teletrabalho, Flexibilização da Jornada e Controle Social).
4. Posicionamento sobre a Plenária da FASUBRA (13 a 15/06/2025)
Em regime de votação, não foi aprovada a proposta de envio de representantes do SINTUFSC para a Plenária da FASUBRA, prevista para os dias 13 a 15 de junho de 2025.
Aprovada a elaboração de uma carta justificando a não participação do sindicato, destacando que a decisão se baseia na forma como a FASUBRA tem conduzido uma política que desgasta as bases sindicais e enfraquece a atuação dos sindicatos locais.
Aprovada também a publicação da carta nos canais oficiais da FASUBRA, por meio dos seus IDs institucionais, com o objetivo de registrar publicamente a posição crítica do SINTUFSC e incentivar o debate interno na Federação.