Este momento eleitoral serve para prestarmos contas das nossas atividades e reafirmarmos que estamos comprometidos com a NOSSA CATEGORIA em primeiro lugar e não estivemos e não estaremos a serviço de Reitorias, Governos ou Partidos Políticos. Somos um grupo de Trabalhadores e Trabalhadoras Independentes focados em elevar os TAE’s a uma condição diferente da que estamos hoje, a condição de termos a pior Política Salarial dos Servidores Públicos Federais, o que está acentuando o êxodo dos nossos quadros, com nosso pessoal buscando carreiras mais vantajosas. Apesar das conquistas que tivemos na última greve, tais vitórias se mostraram insuficientes para reverter esta realidade e nos colocar em um patamar diferenciado. Este fato demanda nossa vigilância e a continuidade das mobilizações.
Em 2009, quando assumimos a Direção do Sintufsc, encontramos um sindicato completamente desarticulado: Assembleia com pouquíssima participação e a ameaça do relógio ponto, somente para os TAE’s, sendo implementada. Enfrentamos uma realidade muito difícil, mas com muita unidade com a categoria, paciência, muito diálogo e sem estreiteza de ideias, conseguimos vencer as dificuldades. Hoje, a continuidade da mobilização da categoria faz parte da necessidade para ampliarmos conquistas. Estamos atentos e prontos a dar respostas a altura.
Somos uma CHAPA PLURAL, nos preocupamos em aglutinar integrantes de diferentes setores, diferente faixa etária e ingresso na universidade, além de ativos e inativos. A CHAPA 1 é a cara dos Servidores Técnico-Administrativos da UFSC. Por estes motivos pedimos o seu VOTO NA CHAPA 1, DETERMINAÇÃO – SINDICATO PARA TODOS.
Conheça as propostas da Chapa 1
Determinação
Sindicato para Todos
Ao longo da campanha eleitoral, os candidatos da Chapa Determinação pretendem detalhar as propostas que devem nortear a gestão nos próximos três anos à frente do Sintufsc. Conforme o documento disponível nesta página, são dois eixos – um geral e outro específico – com as propostas apresentadas à categoria, contemplando o compromisso com bandeiras que resultaram em conquistas da gestão atual e a necessidade de ampliá-las e colocar de vez o sindicato como representante de TODOS, fortalecendo ainda mais a luta sindical. Abaixo você pode conferir as propostas que vão embasar o discurso da Chapa 1 até a data da eleição marcada para o dia 25 de julho. Os integrantes Chapa 1 estão abertos ao debate democrático e transparente, que possa enriquecer a futura gestão que assume o próximo triênio.
Leia mais no nosso site na Web em http://www.chapa1.sintufsc.com.br
Propostas:
Eixo geral
- Fortalecer as lutas pela construção de uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade para Todos;
- Oficialização da jornada de 30 horas semanais;
- Determinação na defesa dos aposentados;
- Contra a implantação do Ponto Eletrônico;
- Continuar na defesa da Democracia em todos os Fóruns da comunidade Universitária, lutando pela paridade na composição dos colegiados;
- Lutar pela institucionalização da eleição paritária para Reitor e Diretores de Centro;
- Lutar contra a EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e a favor de que o HU seja 100% SUS;
- Lutar contra o projeto de Lei 92/2007, que pretende criar a Fundação Estatal de Direito Privado para gerir os serviços públicos brasileiros;
- Fortalecer a luta contra as privatizações e a terceirização no serviço público;
- Lutar pela revisão do enquadramento dos Trabalhadores da UFSC no PCCTAE (lei 11.091/2005);
- Continuar defendendo o direito de greve como instrumento de conquista;
- Lutar pela aprovação da PEC 257/97 que trata da ascensão funcional;
- Lutar por isonomia salarial e de benefícios entre os trabalhadores dos três Poderes;
- Defender a Universidade como instrumento de transformação social;
- Lutar pela anulação da Reforma da Previdência;
Eixos Específicos
Formação e Políticas Sindicais
- Retomada das reuniões regulares dos GTs (Educação, Saúde, Segurança e Carreira), com chamada pública para reuniões;
- Promover encontros/seminários e palestras que visem informar e articular a categoria sobre temáticas emergentes e relevantes, como: aposentadoria e previdência (inicialmente FUNPRESP); assédio moral; democracia na universidade; desvio de função; inserção institucional dos TAEs com curso superior; inserção dos TAEs na pesquisa e extensão.
- Criar o Centro de Memória dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFSC.
Administração e Gestão Financeira
- Fazer uma ampla e massiva campanha de filiação; continuar administrando os recursos financeiros dos trabalhadores com transparência e responsabilidade; solucionar definitivamente a situação do terreno do Pântano do Sul.
Políticas de Esporte, Social e Cultural
- Aprimorar os eventos sociais como forma de ampliar da integração e a união dos trabalhadores, dentro e fora da UFSC, contribuindo para a ação sindical; continuar realizando os festivais de futebol suíço regularmente; continuar realizando confraternizações em datas significativas para a categoria.
Coordenação de Políticas de Comunicação
- Aperfeiçoar a comunicação do sindicato com os filiados utilizando as redes sociais; criar condições para ocupar espaço na TV UFSC; criar uma WebTV do SINTUFSC, através de vídeos postados no Youtube, divulgando ações, eventos e campanhas voltados para a categoria e a comunidade universitária.
Coordenação de Aposentados e Pensionistas e Assuntos de Aposentadoria
- Continuar realizando os encontros dos aposentados; lutar para garantir o direito dos aposentados e pensionistas de participarem no processo de eleição para Reitor e Vice-Reitor; continuar na luta pelo reposicionamento dos aposentados.
Coordenações Regionais
- Estabelecer uma agenda de plantões nas regionais do SINTUFSC, de acordo com a demanda, para atender as necessidades dos filiados, aproximando o sindicato da categoria.
