A luta por um espaço de convivência e alimentação para os servidores do Campus Araranguá teve início em 2017. O Campus não contava com nenhum local para que os servidores pudessem fazer qualquer tipo de alimentação e descansar – em descumprimento às normas que dispõem sobre o assunto.
Então servidores técnico-administrativos se uniram e, em conjunto com lideranças sindicais, começaram uma mobilização para garantir esse direito aos trabalhadores e trabalhadoras do Campus. Foram diversas atividades, falas no Conselho de Unidade e em reuniões com a direção, e ofícios enviados mostrando a importância do local e solicitando que o espaço fosse viabilizado o mais rápido possível.
“Percebi a diferença de estrutura na chegada ao Campus de Araranguá. Apesar do esforço dos colegas servidores em se adequar a realidade, ficou evidente que a situação das refeições e lanches na unidade era muito precária, sem ter lugar para sentar, mesas, e onde armazenar e aquecer refeições. Conversei com colegas e muitos também demonstraram essa necessidade, mas a direção do Campus alegou falta de espaço”, conta Carlos Antonio Marques, técnico em edificações, da Coordenadoria de Serviços Integrados de Infraestrutura e Manutenção.
No retorno do trabalho presencial, ainda sem a possibilidade de alimentação no Restaurante Universitário, ficou ainda mais evidente a necessidade de uma copa para alimentação. Primeiramente, os TAEs conquistaram uma sala provisória no bloco B do Jardim das Avenidas. Após diversas tratativas, no segundo semestre de 2022 conquistaram o local atual: “A copa dos servidores”.
Com o auxílio do SINTUFSC, entidade representativa dos TAEs, e uma vaquinha realizada entre alguns docentes, além de uma colaboração da APUFSC, foi possível equipar o espaço com café, geladeira, microondas, mesas, cadeiras, pia, talheres, chá, chaleira elétrica, sanduicheira, entre outros.
Enfim, hoje temos espaço para convivência e alimentação dos servidores da UFSC Araranguá. Essa conquista só foi possível depois de diversas mobilizações dos TAEs no sentido de construção coletiva e união dos trabalhadores da instituição.
Juntos continuaremos lutando pelos direitos e conquistas da categoria!