Ocorreu na tarde desta sexta-feira (14/10), a primeira Assembleia Geral do SINTUFSC da gestão TAEs em Luta. A Assembleia teve como pautas a Mobilização Nacional do dia 18/10 contra os cortes na educação e a eleição do Conselho Fiscal.
No momento de informes da Assembleia, foi relatado que o SINTUFSC voltou a participar das reuniões do Fórum dos Servidores Públicos de Santa Catarina. Nas últimas reuniões o Fórum iniciou a organização de um debate com os dois candidatos ao governo do estado catarinense. O debate está previsto para ocorrer no dia 18/10 às 19h30, e terá transmissão online.
Os técnicos-administrativos presentes na Assembleia realizaram um debate sobre os impactos dos cortes orçamentários do Governo Bolsonaro nas Universidades e Institutos Federais e a mobilização das entidades estudantis e sindicais em torno da pauta.
A diretoria do SINTUFSC informou aos servidores que nesta semana participou de uma reunião de mobilização com sindicatos de categorias que atuam em Universidades e Institutos Federais e movimentos estudantis de instituições de educação do estado. Essa reunião ampliada deliberou a realização de um ato de rua no dia 18/10, às 16h, no centro de Florianópolis e a indicação de construir em suas categorias paralisações de atividades no dia.
Os TAEs mostraram-se indignados com os cortes orçamentários do governo federal e avaliaram como desastrosos os impactos do bloqueio do orçamento no cotidiano das Universidades. Neste cenário, os servidores afirmaram a necessidade de participar das mobilizações do dia 18 de outubro.
Como não houve o número de candidatos suficientes para eleger novos membros para o Conselho Fiscal, a Assembleia deliberou realizar uma reunião com os servidores que se interessaram em compor o Conselho Fiscal do SINTUFSC, a fim de tirar dúvidas sobre as atribuições e formar as chapas.
➡Encaminhamentos da Assembleia (14/10):
- Paralisação no período da tarde do dia 18/10 para participar dos atos de rua que irão ocorrer em Florianópolis e nas demais cidades dos campi;
- Defesa do Fora Bolsonaro;
- Formação de comissão de mobilização para o dia 18/10;
- Realização de reunião com os interessados em participar do Conselho Fiscal do SINTUFSC para tirar dúvidas sobre as atribuições, formar as chapas e ratificar os nomes na próxima Assembleia.