O Sintufsc realizou Assembleia Geral Extraordinária na tarde desta terça-feira, 13, na UFSC, tendo como pontos de pauta a mobilização nacional contra o Arcabouço Fiscal (PLP 93/2023), e a eleição de representantes para Grupo de Trabalho sobre Carreira e próxima plenária da Fasubra. Na abertura, foram feitos informes gerais sobre as últimas atividades e análise de conjuntura.
Eleição de representantes do Sintufsc na Fasubra
Foram eleitos os representantes do Sintufsc que irão compor o Grupo de Trabalho sobre Carreira e os delegados que irão participar da próxima plenária da federação, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de julho. Confira:
GT Carreira
Bruno Pauletto
Karine Kerr (suplente)
A Fasubra construiu entre 1985 – 2007 o Grupo de Trabalho de Carreira, em que foi estruturado o atual plano de carreira do RJU (Regime Jurídico Único). Neste ano, o GT Carreira está sendo reconstituído e servidores da base foram convidados a integrar o grupo.
Delegados do Sintufsc para Plenária Fasubra de 15 a 16 de julho
Representante da Diretoria
Tienko Vitor da Rocha ( eleito na Reunião de Diretoria do dia 14/06)
Representantes da Base
Giana Carla Laikovski
Karine Kerr
Vera Lúcia Silva
Eduardo Luz (suplente)
Luiz Carlos Bianecki (suplente)
Greve dos servidores municipais de Florianópolis e apoio ao Sintrasem
O movimento de greve dos servidores municipais de Florianópolis contra a privatização e terceirização de setores do serviço público do município foi destaque entre os pontos abordados durante a assembleia. Dentre as propostas de apoio apresentadas, foi encaminhado que o Sintufsc irá acompanhar as deliberações da assembleia do Sintrasem de quarta-feira, 14, e propor atividades conjuntas em defesa do serviço público.
Dia Nacional de Mobilização contra o Arcabouço Fiscal
A assembleia ocorreu como parte das atividades do dia de mobilização contra o Arcabouço Fiscal convocadas pelo Sintufsc na Universidade, logo após a formação ‘’O Arcabouço Fiscal e os impactos sobre o serviço público”, com o economista Daniel Corrêa.
O Arcabouço Fiscal é uma grave ameaça ao serviço público porque estabelece um novo Teto de Gastos, com congelamento de investimentos em áreas sociais, e que pode comprometer o reajuste salarial e abertura de novos concursos. Assim como o projeto do Teto de Gastos aprovado no governo Temer, a proposta atual restringe esses investimentos para pagamento da dívida pública.
O texto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e poderá ser votado na próxima semana no Senado Federal. Diante de um cenário de provável aprovação, entidades representativas nacionais, Fasubra e Fonasefe, fizeram um chamado aos sindicatos para que reunissem suas bases em todo país em atividades de mobilização para fortalecer a luta contra o projeto.
A mesa da assembleia foi conduzida pelos coordenadores Juliane Pasqualeto e Eduardo de Mello Garcia. O evento foi realizado de forma presencial no Varandão do CCE, com transmissão ao vivo e participação dos campi.
Confira aqui a gravação na íntegra.
Confira aqui a Ata da Assembleia Geral.