Após inundação no almoxarifado e patrimônio do HU-UFSC, Sintufsc junto de sindicatos cobra ações de emergência e denuncia riscos de contaminação
07/02/2025Em reunião nesta quinta-feira, 6, o SINTUFSC, em conjunto com Simdlimp e […]
01/11/2022
Na noite desta terça-feira (01/11), ocorreu uma Audiência Pública aberta à comunidade universitária para apresentar e discutir a proposta de Minuta de Resolução que institui a Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional na UFSC, de modo a compor o processo a ser enviado para análise do Conselho Universitário (CUn). O evento aconteceu na abertura do Novembro Negro — mês que contará com diversas ações para evidenciar a cultura e contribuições das pessoas negras, além do combate ao racismo.
A audiência ocorreu no Auditório da Reitoria, com transmissão e participação online para membros da comunidade fora da sede, e foi conduzida por membros da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) e da Comissão que se debruçou na construção na minuta. O SINTUFSC esteve presente na Audiência como representante dos TAEs na comunidade universitária.
A Política vem sendo elaborada desde 2018 e a comissão vigente foi nomeada em janeiro deste ano, com a participação de diversos setores da sociedade, além da comunidade acadêmica e movimentos sociais. Trata-se de uma construção histórica, que atravessou gestões da Reitoria e que agora, frente à conjuntura atual, foi colocada para discussão e aprovação da comunidade. Para a gestão da Reitoria, a Política tornou-se uma prioridade desde que presenciamos crimes de racismo e manifestações misóginas e preconceituosas dentro da universidade — o que gerou uma pressão do movimento negro para que houvesse uma política para encaminhar esses casos dentro da universidade.
A proposta regulamenta o enfrentamento ao racismo em todas as suas formas, e inclui estudantes, servidores docentes, técnicos e terceirizados, abrangendo atividades administrativas, educação básica, graduação e pós-graduação. Além disso, a Política aborda questões referentes às diferentes formas pelas quais o racismo deverá ser enfrentado institucionalmente, com a previsão de monitoramento e avaliação permanente dessas ações, como devem ser feitos os registros das denúncias de racismo, a caracterização do que se configura como ato e prática de racismo, bem como o acolhimento das vítimas.
Durante a audiência, membros da comunidade sugeriram alterações e inclusões a fim de melhorar a Política que será levada para discussão e aprovação no CUn.
O SINTUFSC parabeniza a Comissão pelo importante trabalho na construção da Política e reafirma que estamos juntos na luta antirracista na UFSC!