Carta aberta aos estudantes atendidos pela Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE) e à comunidade acadêmica

Carta aberta aos estudantes atendidos pela Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE) e à comunidade acadêmica

Desde o início da greve, o comando de greve vem realizando reuniões semanais com comissão de interlocução formada por representantes da gestão. Em nenhuma das reuniões realizadas foram pautadas questões referentes aos auxílios pecuniários da assistência estudantil. Entendemos que a assistência estudantil é uma política basilar para a permanência dos estudantes e foi realizado planejamento prévio ao início da greve com as trabalhadoras do Departamento de Permanência Estudantil (DPE) para que houvesse o mínimo de prejuízo aos estudantes. Segundo as TAEs desse setor, no dia 01/03 foi realizada reunião do departamento, sendo tratado sobre cadastros que iriam expirar, renovação da bolsa estudantil e edital de novas vagas para os programas da assistência estudantil.

Compreendemos que o cancelamento dos benefícios foi decisão da gestão e não motivado pela greve, tendo em vista que a prorrogação dos pagamentos dos benefícios da assistência estudantil já ocorreu em outros momentos. Considerando que há recurso disponível para o pagamento destes benefícios, repudiamos que os mesmos não sejam destinados a/aos estudantes imediatamente.

A greve dos trabalhadores não pode ser justificativa para as graves questões de déficits orçamentários e de decisões de gestão da universidade. No ano de 2024 o orçamento para a política de assistência estudantil no âmbito da UFSC sofreu um corte de 6 milhões de reais e é isso que compromete diretamente a oferta de bolsas e programas.

O público atendido pela política de assistência estudantil é maior a cada semestre, enquanto o orçamento destinado a esta política diminui. Estamos lutando pela reposição salarial dos trabalhadores e pela recomposição orçamentária da universidade, a fim de garantir a ampliação e a qualidade dos serviços dispensados na UFSC.

A articulação dos estudantes com os seus representantes (CAs, DAs, e DCE) é importante para que o diálogo com a reitoria aconteça. Contamos com o apoio de vocês para pressionar o governo federal pela recomposição orçamentária para as universidades!

Compartilhe em suas redes:

Veja outras matérias