Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Divulgação – Chapa 2 – Unir os lutadores

Divulgação – Chapa 2 – Unir os lutadores

O grupo Unir os Lutadores apresenta-se para concorrer às eleições do Sintufsc de cara limpa e peito aberto. Fizemos uma construção bonita de nossa chapa, através
de três reuniões e uma convenção, todas públicas e divulgadas no portal do sindicato. Os nomes para compor cada coordenação da Diretoria Colegiada só foram definidos no dia da convenção, como deve ser o trabalho de um verdadeiro colegiado, sem disputar cargos nem lotear poderes. Durante as reuniões, discutimos
o momento político, as ameaças, os desafios e, principalmente, os princípios que nos guiam, todos eles contidos no Estatuto do Sintufsc e no nosso Plano de Lutas, aprovado no fórum maior de decisões, o IX Consintufsc.
Entendemos que este é o momento de Unir os Lutadores,os veteranos e os aprendizes, e de buscar caminhos para ampliar a participação de nossa base para a luta que, mais de que nunca, se mostra urgente. Acreditamos, como grupo que une pensamentos diferentes, ser necessário respeitar a importante
construção coletiva que já se fez, mas também que é hora de procurar novos modos de mobilizar e fortalecer as lutas.

Irrigar nosso corpo de luta

Vivemos um tempo de apatia, mas nos propomos a alimentar nosso sindicato com um corpo de lutadores bem preparado, com formação política, vontade de mudar o mundo e a sua própria vida na universidade. Gente capaz de participar ativamente e renovar o sindicato. Povo da ativa e aposentados. Conosco
vêm ainda os companheiros dos colégios agrícolas de Araquari e Camboriú, que foram transformados em Instituições Federais. Eles estão na diretoria e no embate por uma universidade melhor.
Sabemos que para fazer uma boa luta é preciso que trabalhemos todos juntos, participando ativamente para alimentar com vida renovada o nosso sindicato de luta. Os aposentados são nossos companheiros de ontem e de hoje e queremos que venham cada vez mais para a luta. Nosso compromisso é com os princípios que nos dão força e energia, equilibrando com alegria, cultura, arte e comemoração os momentos de duras batalhas que se fazem necessárias, exatamente como propõe nosso Plano de Lutas. Resistir e batalhar no campus, nas ruas, praças e estradas, mas sem perder o sorriso e a ternura.

Sem acordo, mas na luta

Neste processo eleitoral de 2009, houve um equívoco na aplicação do Estatuto, e ele acabou rasgado, como algumas vezes acontece com a Constituição brasileira. Por isso pedimos que não fosse aceita a chapa que se inscreveu com 17 candidatos e não 18, como determina o Estatuto. Um dos nomes sequer era filiado ao sindicato. Nossa solicitação não foi atendida pela Comissão Eleitoral. Respeitamos, mas discordamos. Nós poderíamos recorrer à Justiça para garantir o Estatuto, mas decidimos não fazer isso. Seria incoerência buscar a Justiça burguesa que se alia aos poderosos, que nos tira direitos e criminaliza os trabalhadores e lutadores. É que mesmo discordando do caminho que foi tomado em relação à não impugnação de uma situação que desrespeita o Estatuto, e com todas as diferenças que existem em relação à outra chapa, nos reconhecemos como classe trabalhadora. Por isso, vamos fazer justiça através da palavra, dialogando com nossa gente, inclusive com os da chapa que questionamos, para dizer que respeitar o Estatuto não é sectarismo. O Estatuto é um amparo para nos guiar nas decisões, é documento que define a posição política da categoria. Não é papel “morto”, aprovado e revisado em assembléia só para constar. O Estatuto é o documento que coloca chão embaixo de nossos pés. É estrada a seguir. Ali está inscrito, em seus princípios, que somos um sindicato, um espaço de organização e luta dos trabalhadores.
Por isso, insistimos em ser sindicato de luta, pois esse é o papel histórico da organização dos trabalhadores. Sindicato é para garantir salários decentes e direitos trabalhistas conquistados. Sindicato é para estar junto com a população e lutar com ela pelos serviços públicos e pela vida digna. Nós assim faremos. Na luta!

UNIR OS LUTADORES NO SINTUFSC!

Propostas

•Autonomia em relação à reitoria, governos, empresas e partidos. Sindicato controlado pelos trabalhadores da UFSC.
•Sindicato democrático, com respeito às instâncias de deliberaçãoda categoria.
•Defesa da universidade pública; Não à privatização/terceirização; Defesa do serviço público.
•Carreira de verdade , valorização salarial e concurso público já;
•Contra as reformas neoliberais do governo Lula ou qualquer outro governo neoliberal;
•Defesa do direito de greve e contra a criminalização dos movimentos e lutadores sociais.
•Busca da união com o conjunto dos trabalhadores da cidade e do campo para a luta unificada em defesa de direitos e conquistas.
•Luta pela oficialização da jornada isonômica de 6 horas em toda a UFSC;
•Por uma política real de saúde dos trabalhadores na UFSC;
•Ação sindical concreta contra qualquer forma de violência e assédio aos trabalhadores;
•Lutar com os companheiros aposentados para garantir a paridade, participação e garantia de direitos;
•Trabalhar irmanados com a arte, a cultura, a beleza, a alegria, como forma de unir e abrir novos caminhos de luta;
•Respeito total ao Estatuto do Sintufsc e ao Plano de Lutas aprovado dias 28 e 29 de abril de 2009, durante o IX Consintufsc.

Formação da Chapa

Coordenação Geral:
Ivalter Sebastião Coutinho – 25 anos na UFSC, CTC, quer um sindicato que defenda os trabalhadores dos ataques dos governos.
Geni Ana T. Vargas – Há 15 na UFSC, na Esterilização/HU. Busca incluir o HU nas lutas e fortalecer o Sintufsc.
Eduardo Luz – Há 27 anos na UFSC, Etusc, quer o Sintufsc ainda mais forte e presente na vida dos trabalhadores.

Coordenação de Formação e Políticas Sindicais:
Abelardo Francisco Vidal Filho (“Belo”) – Há 24 anos na UFSC, Esterilização/HU e quer integrar o HU nas lutas do Sintufsc.
Maurília Costa da Silva – Desde 1985 na UFSC, Perícia Médica/HU. Deseja atuar na defesa contra a violência no trabalho.

Coordenação Administrativa e Financeira:
Vilma da Silva Luiz – 30 anos de UFSC, CSE, já está há muito tempo na luta e agora quer contribuir na diretoria.
Leoni Teresinha Soares da Gama – Com 17 anos de UFSC, RU, quer ver o sindicato ir em frente, unindo os lutadores.

Coordenação de Políticas Esportivas, Sociais e Culturais:
João de Assis (“Bion”) – No Almoxarifado Central, 33 anos de UFSC, confia no poder da luta para mudar rumos.

Coordenação de Políticas de Comunicação:
Paulo Lietdke – Desde 1989 na UFSC, Agência de Comunicação/Agecom. Acredita que a informação é essencial para organizar e unir os trabalhadores.

Coordenação de Assuntos Jurídicos:
Janete Clotilde Rosa Silva – Há 27 anos na UFSC, CTC e quer ver o sindicato triunfante.
Valdenir Ferreira (“Mano”) – Há 24 anos na UFSC, HU/DMSG, quer unir trabalhadores do hospital para o sindicato ser mais forte.

Coordenação de Aposentados, Pensionistas e Assuntos de Aposentadoria:
João José Evaristo P. de Souza (Zé do Xerox) – Aposentado depois de 30 anos na UFSC, trabalhando no Xerox. Deseja trazer sua energia para fortalecer a luta de todos os trabalhadores, em especial a dos aposentados.
Maria Terezinha de J. Oliveira – Aposentada, trabalhou 28 anos no HU e agora quer contribuir com esta chapa de luta trazendo a voz dos aposentados.

Coordenação Regional de Camboriú:
Evandina Argena da Silva – No colégio desde 1995, reconhece o caminho que já se fez no Sintufsc e quer ver a luta crescer.

Coordenação Regional de Araquari:
Mário Luiz Madeira Ferreira – No colégio desde 1994, quer continuar a luta para assegurar direitos.

Suplentes

Marilidia das Graças M. O. Rios – Trabalha na UFSC desde 1987, Sasc/HU. Quer trazer suas ideias e se envolver nas lutas.
Jussara da Costa Godoi – Desde 1993 na UFSC. Trabalha no CCB e pensa que um sindicato vai muito além de festas, é espaço de luta. Salete Maria
Lanzarin – 28 anos de UFSC, no Colégio de Aplicação, está na chapa para reforçar o compromisso com a luta e a seriedade.

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .