Em reunião na tarde desta terça-feira (28/7) no hall da Reitoria, os integrantes do Comando Local de Greve dos trabalhadores da UFSC discutiram os rumos do movimento e o fortalecimento da luta para fazer o Governo Federal ceder na mesa de negociação em Brasília, acenando com uma proposta mais vantajosa do que a apresentada até agora à FASUBRA. Na avaliação dos integrantes do CLG, os próximos dias serão cruciais na discussão com o Governo Federal.
Diante da aproximação da data limite para a elaboração e encaminhamento da proposta de Orçamento da União para o ano que vem, o movimento precisa estar atento e fortalecido para decidir em torno de uma proposta de reajuste favorável à categoria e que precisa ser incluído no projeto-de-lei do Orçamento, a ser enviado até o dia 21 de agosto ao Congresso Nacional.
O CLG também decidiu criar uma comissão para aprofundar as discussões em torno da política de carreira da categoria, como a questão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), proposto pelos dirigentes dos Institutos Federais de Educação no Conife.
A ideia é realizar um seminário sobre o assunto como atividade de greve da categoria, levando a discussão junto com o GT organizado pelo SINTUFSC e que trata da Carreira dos TAEs da UFSC. Os representantes da categoria que participaram de um evento no primeiro semestre na Universidade Federal de Pelotas para tratar do RSC ressaltaram que a complexidade do tema provoca dúvidas, daí a importância de organizar um seminário para aprofundar o conhecimento da categoria em torno do assunto.
O grupo responsável pela organização da atividade ficou composto por Celso Martins, Dilton Mota Rufino, Hudson Queiroz, Enaura Graciosa, Dalanea Cristina Flor, Leny Fletes, Rafael Pereira, Hélio Rodak de Quadros e Edwilson Ribeiro. A ideia é que o seminário seja realizado após os eventos em Brasília previstos para a semana que vem. A próxima reunião do CLG ficou agendada para o dia 4 de agosto, terça-feira, às 14 horas no hall da Reitoria.


