O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira, 26, o projeto de lei (PLN 02/2023) que autoriza o reajuste linear de 9% para os servidores públicos federais do poder executivo. O projeto foi aprovado em sessão mista da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e o texto segue agora para sanção presidencial. O reajuste será concedido a partir da folha de pagamento de maio, que será paga em 1º de junho.
Este é o primeiro acordo para reajuste firmado entre governo e servidores desde 2016, após meses de negociação entre entidades representativas dos servidores e o governo. A negociação teve início em fevereiro, com proposta inicial do governo de 7,8% de reajuste salarial e 43,6% de aumento no auxílio-alimentação, equivalente a 200 reais, que foi rejeitada pela categoria.
Em março, foi apresentada nova proposta de 9% de reajuste salarial, sem alteração sobre o auxílio-alimentação, que foi aceita pelos servidores.
No Sintufsc, o reajuste de 9% e no auxílio-alimentação foram aprovados em assembleia geral realizada no dia 20 de março, conforme a proposta encaminhada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).
*Com informações da Agência Câmara e Agência Brasil