No dia 12 de março, quinta-feira, às 14h, no auditório da reitoria, acontece um debate, organizado pelo Sintufsc, sobre a oficialização da jornada de seis horas diárias para os trabalhadores técnico-administrativos atenderem a comunidade por 12 horas, em dois turnos ininterruptos.
O debate vai contar com a participação de Nilo Moraes de Campos, diretor do Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica, de Pelotas, e coordenador geral da Asufpel – Associação dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas, Flávio Reina Abib., que irão compartilhar a experiência inovadora das duas instituições.
No Cefet de Pelotas os trabalhadores técnico-administrativos cumprem a jornada de trabalho de seis horas diárias e carga horária de 30 horas semanais desde 1° de outubro de 2003. Já na UFPEL, os trabalhadores conquistaram o direito, garantido em lei, de cumprirem as 6 horas diárias, desde 25 de março de 2008.
Desde o ano passado, o Sintufsc vêm insistindo para que o reitor Álvaro Prata agende uma audiência pública para debater esse tema com a categoria. O pedido foi feito pelos trabalhadores como decisão de várias assembléias e motivou dois atos no gabinete do reitor, em dias de luta com paralisação ativa, em 2008.
A coordenação do Sintufsc também cobrou o agendamento da audiência pública em reuniões com o reitor para tratar da pauta urgente de reivindicações dos trabalhadores. No último encontro entre Prata e a diretoria do sindicato, que aconteceu no dia 4 de dezembro passado, ficou acordado que a audiência seria marcada para o início do ano letivo de 2009.
O Sintufsc cumpre de novo a sua parte ao trazer para o debate duas experiências concretas de instituições do Rio Grande do Sul que tiveram a coragem de tomar a decisão de ampliar o atendimento à comunidade. A expectativa é de que agora, com o início do ano letivo e a retomada da vida na universidade, o reitor Álvaro Prata cumpra o que prometeu em dezembro de 2008 e marque a audiência pública com os trabalhadores.
As inscrições para o debate estão abertas na secretária do Sintufsc. Quem precisar comunicar ao seu setor de trabalho a participação no debate, deve solicitar à secretaria que seja enviado ofício às chefias ou direções.