SERVIDORES FEDERAIS FAZEM ATO UNIFICADO DIA 25 NA RÓTULA DA DONA BENTA NO CAMPUS DA UFSC
Os trabalhadores e as trabalhadoras do Serviço Público Federal em Santa Catarina realizarão ato unificado em Florianópolis na tarde de quinta-feira, dia 25. Trata-se do Dia Nacional de Lutas dos Servidores Públicos Federais, com atos conjuntos nos Estados e que envolve os sindicatos ligados ao Fórum Estadual dos Servidores Públicos Federais. Dirigentes das entidades se reuniram no início da semana para organizar o ato político, em que pretendem promover uma grande agitação para dar visibilidade à campanha salarial da categoria, que vem sendo tratada com descaso pelo Governo Federal, que impõe aos trabalhadores a conta da crise, sendo o serviço público um dos setores mais afetados pelo ajuste fiscal.
Está previsto um bandeiraço e panfletagem com ato político à partir das 16 horas na rótula de acesso ao bairro Córrego Grande, próximo ao Centro Tecnológico da UFSC, onde haverá a manifestação das entidades sindicais dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público federal presentes. Para reforçar a participação dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal, que estão na quarta semana da greve nacional da categoria, o Comando Local de Greve e os diretores do SINTUFSC estão mobilizando a Banda Parei.A campanha salarial unificada de 2015 do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais estabeleceu uma unidade dos Servidores Públicos Federais (SPF) em defesa dos serviços públicos, contra o ajuste fiscal, privatizações e terceirizações. Todas as ações desenvolvidas consolidaram ainda mais a luta unificada para pressionar o Governo Federal a abrir efetivas negociações com os representantes da categoria.
Em Santa Catarina, já estão em greve os Técnico-Administrativos em Educação, representados pelo SINTUFSC, professores do magistério superior, que acompanham a greve nacional do ANDES-SN, e os trabalhadores da Justiça Federal representados pelo SINTRAJUSC. Conforme já deliberado, vão entrar em greve à partir de 13 de julho os trabalhadores da saúde e seguridade social (previdenciários), representados pela FENASPS/SINTPREV, e os trabalhadores da Educação Profissional e Tecnológica Federal, vinculados ao SINASEFE/IFSC. Os trabalhadores ligados à CONDSEF (SINTRAFESC), que reúne diversas carreiras do SPF, marcaram reunião plenária para 11 de julho, quando vão deliberar sobre a greve.
Reposição salarial – As reivindicações dos servidores federais podem ser resumidas em dois blocos: o negocial, que inclui data-base em 1º de maio; direito de negociação coletiva (convenção 151 OIT); a retirada dos projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos servidores; a aprovação imediata dos projetos de interesse dos servidores e isonomia salarial de todos os benefícios entre os poderes. O bloco financeiro exige uma política salarial permanente, com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias; a aplicação de um índice linear de 27,3% e. ainda, a paridade salarial entre ativos e aposentados.
SERVIÇO:
O que: Dia Nacional de Lutas, Manifestações e Paralisações dos SPF
Quando: À partir das 16 horas do dia 25/6 – quinta-feira
Onde: Rótula do Córrego Grande no bairro da Trindade

