A direção do SINTUFSC comentou nesta quinta-feira (30) o resultado do plebiscito realizado ontem e que resultou, por uma esmagadora maioria de votos, numa rejeição da proposta de adesão do Hospital Universitário à gestão da EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. O “não” teve pouco mais de 70% dos votos, enquanto os apoiadores ficaram com os 30% restantes, com 8,7 mil votantes entre professores, técnicos e estudantes (confira o quadro abaixo).
O coordenador geral do Sindicato, Celso Ramos Martins, reiterou as críticas à iniciativa da Reitoria que deixou de fora aposentados e comunidade em geral do universo de votantes na consulta pública realizada esta semana. “Esse resultado não nos surpreendeu, pois há dois anos a Fasubra fez uma consulta nacional, ouvindo todos os segmentos da sociedade e a rejeição da EBSERH foi em torno de 90%”, disse Celso.
Para o dirigente do sindicato, não existe monopólio na luta em defesa do Hospital Universitário, cujos trabalhadores são, em sua essência, Técnicos Administrativos em Educação. “Quem representa legitimamente a categoria é o SINTUFSC, que vem liderando a campanha contra a implantação da EBSERH na UFSC desde o surgimento do projeto, no último dia do mandato do ex-presidente Lula, há cinco anos. Viemos buscando a unidade dos sindicatos, as centrais sindicais e outras entidades dos movimentos sociais para o fortalecimento da luta, pois ela é de todos”, ressaltou ele.
Números do plebiscito que confirmou vitória do Não à adesão a EBSERH
Total de pessoas habilitadas a votar………42.314
Total de votos apurados:……………………….8.838
RESULTADO:
NÃO:……………………………………6.171……….68,34%
SIM:…………………………………….2.550………28,67%
Clique aqui e confira a nota da Universidade sobre a apuração

