Nesta quarta-feira, dia 12 de agosto, às 8h30min, no Auditório da Reitoria da UFSC, acontece o debate entre as chapas que concorrem à coordenação geral e ao conselho fiscal do Sintufsc, para o biênio 2009/20011. O debate é promovido pela comissão eleitoral. Confira as regras.
Regras Gerais
A Comissão Eleitoral está tentando viabilizar a transmissão do debate no site da entidade na internet (www.sintufsc.ufsc.br).
A ordem das falas será definida a partir da ordem de sorteio das candidaturas na Comissão Eleitoral, alternando a posição das falas a cada bloco.
A cronometragem do tempo das falas ficará a cargo da secretaria do Sindicato, que utilizará sinalizadores para alertar os candidatos quando faltar um minuto e quando o tempo estiver esgotado.
Se o candidato se sentir ofendido pessoalmente por alguma fala deve solicitar a palavra à mesa, que decidirá sobre a pertinência de conceder um minuto como direito de resposta.
Organização dos Blocos
1 – Abertura, por parte da Comissão Eleitoral, será por um de seus membros, que esclarecerá o público sobre as regras.
2 – A composição da mesa se dará com um representante de cada chapa, e um representante da Comissão Eleitoral. O mediador fará o cerimonial de abertura, solicitando a presença na mesa na seguinte ordem:
2.1) Chapa 1 Renovação – Sindicato para todos
2.2) Chapa 2 Unir os Lutadores
3 – Como primeiro bloco, cada dupla de candidatos ao Conselho Fiscal terá 5 minutos para se apresentar, dividindo o tempo entre candidato titular e o suplente, na forma que desejarem. A ordem das falas será na ordem do sorteio na comissão eleitoral:
3.1) Rodrigo W. Borges e Elaine J.T. Tavares
3.2) Impugnada
3.3) Raquel Jorge Moysés e Marco Antonio de P. Borges
3.4) Impugnada
3.5) Jorge E. Feijó e Rita de Cássia de O. Rocha
4 – No segundo bloco, o candidato representante de cada chapa da coordenação, terá dez minutos para expor suas propostas de trabalho. A ordem das respostas no plenário será a seguinte:
Chapa 2 – Unir os Lutadores
Chapa 1 – Renovação – Sindicato para todos
5 – No terceiro bloco serão abertas as inscrições para cinco intervenções da platéia, (uma inscrição por pessoa) que devem ser temáticas, dirigidas a todos os candidatos, e não ultrapassar dois minutos cada uma. O representante da chapa terá dez minutos para responder, em bloco, os cinco questionamentos. O representante da chapa poderá indicar outro membro da chapa para responder questões, sem acréscimo do tempo estabelecido. A pessoa que quiser fazer pergunta deve levantar a mão e será inscrita pela ordem. As respostas serão na seguinte seqüência:
5.1) Chapa 1 Renovação – Sindicato para todos
5.2) Chapa 2 – Unir os Lutadores
6 – No quarto bloco, o representante da chapa fará perguntas entre si sobre temas de livre escolha. Cada representante terá três minutos para formular uma pergunta e cinco minutos para responder. A pergunta é sobre um tema comum a todas as candidaturas. As perguntas e respostas serão feitas em bloco.
Ordem das Perguntas:
6.1) Chapa 2 – Unir os Lutadores
6.2) Chapa 1 – Renovação – Sindicato para todos
7 – No quinto bloco, novamente serão abertas cinco inscrições, uma por pessoa – não podendo se repetir os perguntadores do primeiro bloco, permanecendo as regras do terceiro bloco (item 5).
7.1) Chapa 1 – Renovação – Sindicato para todos
Chapa 2 – Unir os Lutadores
8 – No sexto bloco, os candidatos terão cinco minutos para fazer suas considerações finais.
Ordem das falas:
Chapa 2 – Unir os Lutadores
Chapa 1 – Renovação – Sindicato para todos
