A tônica da assembleia geral dos trabalhadores técnico-administrativos da UFSC realizada na tarde desta quinta-feira (1º/9) no auditório do SINTUFSC foi a necessidade de unificação na luta contra a retirada de direitos, ameaça que paira sobre os servidores públicos e trabalhadores em geral no País. Além de discutir os rumos da política brasileira, a categoria escolheu os delegados à Plenária Nacional da Fasubra e aprovou por unanimidade o envio de uma caravana para reforçar a marcha unificada dos trabalhadores a Brasília, prevista para os dias 12, 13 e 14 de setembro.
A mesa coordenadora dos trabalhos foi composta por Celso Ramos Martins, Dilton Mota Rufino e Maria Aparecida Pereira Martins, da direção do sindicato. Celso foi indicado em reunião de diretoria para representar a Coordenação da entidade na plenária da Fasubra, que acontece de 9 a 11 de setembro. Após referendar o nome do dirigente, a plenária aprovou em votação a chapa única com os nomes de Eduardo Luz, Enézimo Marcelino, Dilton Mota Rufino e Ricardo Valdameri como delegados titulares. Como suplentes foram definidos Vera Lúcia Silva, Brenda Piazza e Bruno Pauletto.
Entre os encaminhamentos aprovados está a realização de um debate na semana que vem sobre os projetos e propostas que afetam os trabalhadores, como a PEC 241, o PLP 257 e a reforma da Previdência e seus desdobramentos. A ideia é contar com a presença de um palestrante com conhecimento profundo sobre o assunto, a ser realizada na próxima quinta-feira (08/09), no hall da Reitoria, com horário ainda a ser confirmado.