Depois de três horas de debates, os trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina deliberaram em assembleia geral do SINTUFSC na tarde desta quinta-feira (21) pela aprovação do indicativo de greve da categoria. O plenário, que contou com cerca de 300 pessoas no auditório da Reitoria, aprovou a realização de nova assembleia geral às nove da manhã do dia 28 de maio, quinta-feira da próxima semana, que vai decidir sobre a data de deflagração do movimento, caso seja aprovado na plenária nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), que acontece nos dias 23 e 24 em Brasília.
Na assembleia foram escolhidos os nomes dos cinco delegados que participam neste final de semana da plenária da Fasubra e que vai definir os detalhes dos eixos da pauta específica da greve nacional que está sendo articulada pela federação, interlocutora da categoria nas negociações com as autoridades do Governo Federal.
A delegação que vai a Brasília deve pressionar a plenária da Fasubra pela inclusão de três pontos prioritários na pauta específica da greve da categoria e que estão fora da pauta protocolada oficialmente em fevereiro do ano passado junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A assembleia aprovou a inclusão de data-base para a categoria, reposição linear de perdas salariais de 27,3% e o reposicionamento dos aposentados no Plano de Cargos (PCCTAE).
Durante grande parte dos debates houve uma série de críticas à condução do XXII Confasubra, realizado no início do mês em Poços de Caldas (MG) e que foi palco da eleição da nova direção nacional da federação. Foi encaminhada a participação nos atos organizados pelo movimento sindical com a categoria, fortalecendo com a banda Parei no apoio às manifestações do dia 29 de maio, sexta-feira da próxima semana, articuladas pelo movimento sindical contra as medidas do Governo Federal que retiram direitos dos trabalhadores.
Os delegados titulares que vão a Brasília são Celso Ramos Martins, pela direção, e Sônia Maria Kemper, Moracy Gomes, Enézimo Marcelino e Edwilson Ribeiro pela base. Como suplentes ficaram Hudson Queiroz, Evandina Argena da Silva e Jeiselaine da Silva.




