Nesta sexta-feira (28), as quatro entidades representativas da Universidade apresentaram à administração central da UFSC uma proposta de novo calendário para eleição da Reitoria, já aprovado pelo CUn. Após a reunião convocada pelo SINTUFSC para debater um calendário unificado, a APUFSC-Sindical acordou em retornar formalmente à Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Comeleufsc), formada pelo SINTUFSC, APUFSC, APG e DCE.
O SINTUFSC tomou a iniciativa para que as entidades abrissem um diálogo na construção de um calendário e consulta à comunidade de forma unificada. Para que o processo aconteça com liberdade e de forma mais adequada, respeitando a democracia universitária e promovendo espaços de debates que de fato envolvam a comunidade nas definições nos rumos da Universidade.
Tradicionalmente, a COMELEUFSC organiza uma consulta pública informal à comunidade acadêmica para a Reitoria da universidade. O resultado dessa consulta dá maior legitimidade ao processo, para que o vencedor se inscreva como candidato ao CUn, responsável por realizar a eleição formal e legal, que resulta na composição da lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação (MEC).
Em reunião nesta sexta, dia 28, foi apresentada e discutida uma proposta de reorganização parcial do Calendário do CUn. A administração central avaliou ser possível algum ajuste e fez a sugestão de que se apresentasse, no âmbito do CUn, uma justificativa ao reexame para ser analisada pelo Conselho Universitário. A Administração Central informou que ocorrerá, ainda durante a primeira quinzena de fevereiro, uma reunião extraordinária do CUn para apreciação desse pedido de reexame e para a composição da Comissão Eleitoral.
O SINTUFSC irá acompanhar o andamento do processo e informar aos seus filiados e filiadas no site do Sindicato e redes sociais. Acompanhe e participe!
Juntos somos mais fortes!