No noite do dia 16 de agosto, a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou as Portarias Normativas 405 e 406 que estabeleceram prazos acerca da preparação para a retomada gradual do funcionamento das atividades presenciais nas unidades administrativas e acadêmicas da UFSC.
Desde a publicação das portarias surgiram interpretações diversas das normativas. Confusão causada de forma proposital, que acabou colocando os Técnicos-Administrativos da UFSC à mercê de chefias que insistem em um retorno presencial no dia 20 de setembro.
O SINTUFSC vem informando a categoria desde a publicação das normativas que o documento autoriza apenas as atividades de preparação e adequação de espaços para o retorno presencial. Desde o dia 16/08 foram realizadas oito reuniões abertas por setores e uma assembleia geral para ouvir a categoria e frisar que os trabalhadores não deviam aceitar as pressões pelo retorno presencial das atividades administrativas. O sindicato também abriu um canal de denúncias para que os TAEs pudessem relatar os assédios de chefias em torno da pauta.
Na reunião do CUn do dia 31 de agosto a posição do SINTUFSC de que as portarias normativas autorizam apenas atividades de preparação e adequação dos ambientes foi corroborada pelo chefe de gabinete da gestão Áureo Moraes.
Juntos somos mais fortes!
Assista no vídeo um trecho da fala do chefe de gabinete.