Na última terça-feira (18/8), dentro da programação do Agosto Vermelho, as manifestações dos servidores públicos federais no Sul do Estado contaram com a participação dos membros da Banda Parei, que reforçaram as atividades em Araranguá, com um debate sobre a dívida pública seguida de uma passeata em direção ao centro da cidade. Durante o ato diversas entidades sindicais e a comunidade tiveram oportunidade de se manifestar, criticando a política do Governo Federal em relação à categoria, o ajuste fiscal os cortes na Educação.
A participação aconteceu conforme solicitação dos trabalhadores técnico-administrativos em greve no campus local da UFSC. A manifestação foi organizada pelo pessoal em greve no campus da UFSC em conjunto com o Sinasefe-SC e o Sindiprev-SC.
O grupo formado por 28 grevistas viajou em um microônibus ao campus do Instituto Federal de Santa Catarina, onde foi realizada a primeira atividade com uma palestra sobre a dívida pública e o ajuste fiscal. Inicialmente foi exibido o vídeo de uma entrevista do professor Nildo Ouriques com a economista Maria Lúcia Fattorelli – Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Externa e na sequência os debates foram coordenados pelos professores de Sociologia no IFSC, Rodrigo Lima e César Marques. Os trabalhadores do INSS em greve no município também participaram da manifestação, que contou com a participação dos trabalhadores em greve do Instituto Federal dos campi de Tubarão, Garopaba e Criciúma.

