A greve dos TAEs da UFSC entrou na segunda semana e na manhã desta quarta-feira (10/6) os grevistas fizeram a ocupação do auditório da Reitoria da universidade, transferindo a realização da assembleia geral permanente para o local. Mais de 220 técnicos administrativos em educação assinaram a lista de presenças.
Para dar visibilidade ao movimento e sensibilizar mais TAEs a aderirem à paralisação, a assembleia deliberou que a AGP de greve da semana que vem será realizada ao ar livre. A próxima assembleia ficou para quarta-feira da próxima semana, dia 17 de junho, à partir das 9 horas da manhã na tenda em frente ao antigo DAE, com participação da Banda Parei e circulação em torno do campus.
Além da avaliação da greve, a assembleia discutiu maneiras de fortalecer o movimento grevista na UFSC. Após os relatos das comissões e de representantes dos setores, calcula-se em 35% o grau de adesão ao movimento. Foram escolhidos os delegados ao comando nacional em Brasília para o próximo período, sendo eleitos Jorge Luiz Fernandes, Enaura Simas Graciosa, Valdenir Ferreira e Adriana Boschi Moreira como titulares. Como suplentes ficaram Moracy Gomes, Vera Silva, Teresinha Mendes e Glacia Espíndola.
Dentre os encaminhamentos aprovados durante a AGP está o de ingressar com medida judicial contra recente publicação feita por um usuário das redes sociais, com comentários considerados ofensivos em relação aos trabalhadores da UFSC que estão em greve.
Os integrantes da plenária aprovaram medidas logísticas de apoio aos grevistas, como vale-alimentação e de transporte para aposentados com menos de 65 anos e assim fortalecer a presença nas atividades de greve, como reuniões setoriais e de coordenação. Outra decisão foi a de reforçar a divulgação do tema assédio moral sobre denúncias comprovadas de casos de assédio moral no âmbito da universidade, que devem ser encaminhadas aos membros do Comando Local de Greve (CLG) que ficará responsável por promover atos de desagravo no setor das vítimas.
Através dos representantes da categoria junto ao Conselho Universitário o comando de greve enviará solicitação de apoio à greve dos TAEs ao CUn, que tem sessão marcada para a próxima terça-feira (16/6).





