Nesta terça-feira (05) foi publicado o Decreto no Diário Oficial da União com a nomeação do Prof. Irineu Manoel de Souza como novo reitor da UFSC. O Prof. Irineu foi eleito junto com a vice-reitora, Profa. Joana Célia dos Passos, compondo a chapa Universidade Presente e obtiveram 57,69% dos votos válidos no segundo turno das eleições à reitoria da UFSC.
Apesar de eleitos pela comunidade universitária, enfrentaram ainda a inscrição de um interventor no processo eleitoral, Luiz Felipe Ferreira, professor do departamento de Ciências Contábeis da UFSC.
Mas no dia 2 de maio o CUn confirmou o resultado da consulta, em reunião aberta, dos nomes que formaram a lista tríplice para reitor e vice-reitor. No total, 62 conselheiros participaram da votação que nomeou o Prof. Irineu Manoel de Souza e a Profa. Joana Célia dos Passos como primeiros colocados.
Desde então, iniciou-se uma série de mobilizações e intervenções com a participação do SINTUFSC, dos TAEs, Docentes e estudantes em defesa da democracia universitária. A gestão do Prof. Ubaldo Cesar Balthazar publicou duas notas oficiais conjuntas, assinadas pela gestão em exercício e a eleita, reafirmando a nomeação. Mesmo assim, o CUn já estava em alerta para ser convocado de maneira extraordinária para tomar decisões caso a publicação não fosse feita nesta terça.
O SINTUFSC parabeniza novamente o Prof. Irineu Manoel de Souza e a Profa. Joana Célia dos Passos pelas importantes vitórias ao longo do processo eleitoral, reafirmando a democracia universitária e autonomia nas decisões da Universidade. Que juntos sigamos construindo a UFSC necessária.
Juntos somos mais fortes!
Foto: Henrique Almeida/Agecom