Movimento Humaniza SC realiza ciclo de debates sobre guinada de Santa Catarina à direita

Movimento Humaniza SC realiza ciclo de debates sobre guinada de Santa Catarina à direita

Nos dias 7 e 8 de dezembro, como parte do ciclo de debates promovidos pelo Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) e dentro da programação de eventos do Movimento Humaniza Santa Catarina, será realizado o ciclo de debates “Por que Santa Catarina votou à direita?”, no auditório do CFH, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

 

No primeiro dia, os debatedores são José Roberto Paludo, João Carlos Nogueira e Vladimir Milton Pomar. No segundo dia, Elson Pereira, José Álvaro Cardoso e Luciane Carminatti. Nas duas datas, o evento começa às 18h, e será transmitido ao vivo pelo canal da Apufsc no Youtube. No auditório, é obrigatório o uso de máscaras.

Motivação para o ciclo de debates

O título deste ciclo de debates se relaciona às manifestações expressas a partir de 2015, quando intelectuais, políticos, e mesmo certa militância, supostamente ligados à esquerda, deram uma “guinada à direita” justificada pela compreensão de que a esquerda “[…] em sua revolta contra Deus e o mundo – literalmente, quisera fazer as vezes de Deus e transformar o mundo num paraíso, acabando por precipitá-lo no inferno”. Essa ponderação parecia o prenúncio de que os movimentos de placas tectônicas havia chegado à superfície; a ascensão de uma adesão entusiástica à direita apresentava-se sem qualquer espécie de constrangimento, muito pelo contrário. Esse não era um fenômeno apenas catarinense nem tampouco brasileiro. A movimentação de novos grupos de direita era explícita em todos os cantos do planeta.

 

As perguntas que esse ciclo de debates pretende responder é: por que essa mudança se operou? Teria ela correspondido a alterações sazonais no humor dos eleitores? Obedece a tendências encorpadas pela operação Lava-jato? Corresponde às operações midiáticas avassaladoras contra a esquerda desde 2013? É alimentada apenas pelo uso de novas mídias sociais? Qual o papel das instituições religiosas nessa movimentação? Ou, por outro lado, estaríamos assistindo a transformações estruturais mais profundas, portanto de difícil percepção, seja na forma da propriedade rural, seja no mercado de trabalho, seja no associativismo coletivo?

 

Participe dos debates!

Assine o manifesto do Movimento Humaniza SC

O Movimento Humaniza SC é uma iniciativa plural, horizontal e descentralizada, formada por representantes de entidades e personalidades catarinenses. Na ocasião de lançamento do movimento, em 22 de novembro, foi divulgado também o manifesto elaborado pelo grupo. Pessoas físicas e entidades são convidadas a assinarem o documento, que está disponível aqui.

 

Fonte: Apufsc Sindical
https://www.apufsc.org.br/2022/12/06/apufsc-sindical-e-movimento-humaniza-sc-realizam-ciclo-de-debates-sobre-guinada-de-santa-catarina-a-direita/ 

 

Compartilhe em suas redes:

Veja outras matérias

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .