Neste sábado (24/07) a população foi às ruas em centenas de cidades brasileiras contra o governo de Jair Bolsonaro, pela aceleração do programa de vacinação e em defesa de direitos. Os organizadores dos atos estimam que as manifestações reuniram cerca de 600 mil pessoas em 509 protestos no Brasil e no exterior. Em Florianópolis a estimativa é que mais de 30 mil pessoas participaram do ato 24J. O SINTUFSC esteve presente e somou-se aos milhares de manifestantes em uma linda marcha que lotou a Beira Mar norte e as ruas do centro.
É a quarta vez em menos de dois meses que a população se manifesta nas ruas pelo Fora Bolsonaro. A mobilização nacional que faz parte da Campanha Fora Bolsonaro foi reproduzida e amplificada pelas interações nas redes sociais que de forma nítida e majoritária manifestam o luto pela morte de 550.000 brasileiros e brasileiras e a indignação pela incompetência e indiferença do governo Bolsonaro frente à crise sanitária, econômica e social por que passa o país.
As bandeiras de unidade e luta são em defesa da vacinação para todas as pessoas, contra a fome, por empregos e pelo auxílio emergencial de R$ 600,00. A defesa dos serviços públicos e a luta contra os cortes na educação, o teto de gastos, a reforma administrativa e as privatizações. A luta contra o racismo, a violência e a defesa dos direitos dos povos indígenas.
Apesar das grandes manifestações, do alarmante número de mortes no Brasil e dos crimes que vão sendo trazidos à público dia a dia pela CPI da Pandemia a presidência da Câmara dos Deputados se mostra insensível e mantém na gaveta os mais de 100 pedidos de impeachment apresentados contra Jair Bolsonaro. O governo federal, por sua vez, só reafirma sua política de destruição nacional. Prova disso é a autorização para privatização da Eletrobrás que levará a um reconhecido aumento das já elevadas tarifas de energia elétrica.
Por isso, o SINTUFSC junto com a Frente Fora Bolsonaro e o Fórum Catarinense em Defesa dos Serviços Públicos ressalta que nossa unidade e a mobilização devem crescer e continuar.
Fora Bolsonaro!
Juntos somos mais fortes!