No início da tarde desta quinta-feira (12/5) a direção do SINTUFSC esteve na entrada do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), onde promoveu um ato de apoio aos profissionais de Enfermagem. O 12 de maio é o Dia Internacional do Enfermeiro e a mobilização faz parte da o início da semana de valorização dos profissionais. O objetivo foi o de dialogar com a população sobre a realidade vivida pelos profissionais e os usuários do sistema de saúde.
As reivindicações fundamentais da categoria incluem a regulamentação imediata da jornada de trabalho de 30 horas semanais para todos, instituição do piso salarial profissional e dimensionamento de pessoal nos locais de trabalho. Além do SINTUFSC, as atividades estão sendo articuladas pelo fórum estadual dos servidores públicos federais, o fórum catarinense pelas 30 horas, sindicatos e entidades representativas dos trabalhadores do setor de saúde federais, estaduais e municipais.
Celso Ramos Martins, da Coordenação Geral do sindicato, ressaltou a importância da luta em defesa das 30 horas para todos dentro da Universidade e garantiu que a entidade sindical seguirá mobilizando a categoria para que seja implantada a jornada de seis horas para todos os segmentos da UFSC. “A coordenação do sindicato dá a direção do movimento, mas é preciso que todos venham participar da luta”, disse ele, lembrando as últimas greves que resultaram em pequenos avanços para os trabalhadores da Universidade.
Dilton Mota Rufino, da Coordenação de Formação de Políticas Sindicais do SINTUFSC, lembrou que a paralisação de 30 minutos foi chamada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em todos os Estados do País para que se fizesse uma reflexão sobre os problemas enfrentados pelo trabalhadores do setor. “Não devemos falar apenas para quem governa e administra o nosso país, mas também chamar a atenção dos usuários para o fato de que um profissional valorizado e melhor remunerado, com mais qualificação, quem ganha é o usuário da saúde, o maior beneficiado”, destacou ele.
As entidades representativas da categoria promovem na próxima semana, terça (17), o Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem, com uma audiência pública às nove da manhã na Assembleia Legislativa, seguida de ato público em frente ao parlamento estadual. O sindicato vai colocar transporte para quem quiser participar do evento, saindo as 8h da frente do HU.