Nota de apoio às trabalhadoras do Serviço de Compras do Campus de Curitibanos

Nota de apoio às trabalhadoras do Serviço de Compras do Campus de Curitibanos

O SINTUFSC manifesta seu apoio e solidariedade às trabalhadoras do serviço de compras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do Campus de Curitibanos, que reiteradas vezes estão sofrendo pressão por opiniões pessoais e perspectivas divergentes de alguns docentes, que não condizem com a realidade vivenciada cotidianamente neste setor. A disseminação de informações levianas levaram a conflitos e tensões desnecessárias, com isso afrontando e descredibilizando os servidores que exercem esta importante função, gerando a falsa impressão de incompetência dos mesmos.

Considerando o impacto, de âmbito moral, destas afirmações que envolvem diretamente os servidores com os trabalhos referenciados, cabe esclarecer que:

• Existe um setor de compras funcional, denominado Serviço de Compras, vinculado ao Setor Administrativo e Financeiro da Diretoria Administrativa do Campus de Curitibanos;

• As atividades do setor estão regulamentadas por meio da portaria 74/CCR/CBS/2021, aprovada no Conselho da Unidade do Campus de Curitibanos e publicada em 23 de março 2021, resultado de discussões e amplo debate em
comissão constituída por DOCENTES e TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS, incluindo instrumento de consulta pública;

• Os procedimentos definidos nesta portaria cumprem rigorosamente a legislação vigente e o Manual de Compras do Departamento de Compras da UFSC (DCOM/PROAD), sendo institucionais, em conformidade com a legislação, e não podem ser alterados deliberadamente;

• Periodicamente a equipe do Serviço de Compras viabiliza encontros abertos aos servidores para orientações quanto às instruções do processo de compras, onde percebe-se pouca adesão e reduzido feedback a respeito do processo com proposta de melhorias;

• Também, no site da Diretoria Administrativa (https://da.curitibanos.ufsc.br/), são disponibilizados diversos materiais de orientação/capacitação, e todas as etapas do calendário de compras são divulgadas amplamente, incluindo por e-mail institucional/listas;

• A equipe do Serviço de Compras está disponível para auxiliar nos processos de compras e para esclarecer eventuais dúvidas.

Conforme colocado, o setor funciona em acordo com prazos delimitados por parâmetros legais, e entendemos que pessoalizar as críticas ao serviço de compras não contribui para o aprimoramento e melhoria no atendimento, mas sim, acaba por prejudicar ainda mais o funcionamento do mesmo, pois acaba levando as servidoras à repetidos afastamentos para tratamento da saúde mental, causados por desequilíbrio emocional e psicológicos, desencadeados no somatório da execução de suas atribuições, influenciando negativamente neste e em todos os demais setores envolvidos.

Conforme a Lei 8112 de 11 de Dezembro de 1990, no Art. 116: “são deveres do servidor: Inciso XI – tratar com urbanidade as pessoas”. Neste sentido, solicitamos que a administração Central e do Campus se posicionem de modo a evitarem que tais situações ocorram novamente, que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, que medidas efetivas sejam tomadas para prevenir e combater críticas injustas e para que possamos ter um ambiente de trabalho salubre, com condições dignas de convivência harmônica entre os trabalhadores e as trabalhadoras da mesma comunidade acadêmica.

O SINTUFSC se solidariza com as trabalhadoras, manifesta seu apoio e reitera nossa luta em defesa da classe trabalhadora.

Gestão TAES em LUTA!

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