Nota de esclarecimento à comunidade acadêmica e pacientes sobre a Clínica Escola de Odontologia da UFSC

Nota de esclarecimento à comunidade acadêmica e pacientes sobre a Clínica Escola de Odontologia da UFSC

A Clínica Escola de Odontologia da UFSC oferece atendimentos odontológicos à população de Florianópolis e região, desempenhando um papel importante na formação dos alunos do Curso de Graduação em Odontologia, pois os atendimentos fazem parte da carga horária regular da formação acadêmica do curso, o que a caracteriza como uma clínica escola. O atendimento à população acontece durante o ano letivo, sendo interrompido no período de férias escolares. O comando de greve, atento aos impactos do movimento paredista, vem discutindo em reuniões semanais com a Comissão de Interlocução da atual gestão da UFSC as demandas dos diversos setores, incluindo a Clínica Escola de Odontologia.

A demanda chegou pela Direção do Centro de Ciências da Saúde, que apresentou informações quantitativas do número de pacientes atendidos com acompanhamento interrompido. Em diálogo com as/os trabalhadores grevistas do setor, foi proposto de atender aqueles pacientes com condições mais graves. Para isso, foram solicitadas à Direção da CCS informações sobre as situações mais urgentes, que não tiveram o seu atendimento absorvido pela rede pública do SUS e que poderiam ter o atendimento comprometido caso ficassem sem atendimento durante o período de greve. Novamente o comando de greve recebeu um documento com dados quantitativos e sem as informações solicitadas.

Nesse sentido, repudiamos a conduta da Direção do CCS da UFSC, que divulga informações no sentido de atacar o movimento de greve, porém não contribui com as informações necessárias para que a negociação sobre o atendimento às situações urgentes e essenciais avance. Quem realmente está preocupado com os pacientes?!

Enquanto aguardamos as informações solicitadas, informamos a comunidade que o atendimento na rede pública de saúde é direito de todos e as urgências odontológicas podem ser atendidas nas seguintes unidades de saúde:

Florianópolis: UPA norte e UPA Sul contando com Odontólogos 24h.
São José: UPA Forquilhinhas até às 22h.
Biguaçu: unidade básica até às 16h. Unidade bairro Fundos, emergência das 17h às 21h.

O comando e os trabalhadores em greve reforçam a preocupação com a situação da Clínica Escola de Odontologia, que nos últimos anos tem seu atendimento comprometido devido à falta de materiais, recursos físicos e humanos. A luta da greve é pela reposição salarial dos trabalhadores e pela recomposição do orçamento, para que a Universidade continue sendo pública e que seus projetos de extensão continuem atendendo a comunidade de forma qualificada, contribuindo não só para a formação dos estudantes, mas também para o desenvolvimento da sociedade.

Compartilhe em suas redes:

Veja outras matérias

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .