A diretoria do Sintufsc manifesta o seu total repúdio ao corte de Bolsas Capes, através da portaria 34, que alterou os critérios de distribuição de bolsas para programas de pós-graduação e que significa um corte de 572 bolsas somente na UFSC.
O corte de bolsas é somente mais uma faceta do projeto de governo que visa destruir a educação e a produção do conhecimento no Brasil, submetendo o país aos interesses imperialistas. Em 2019, as universidades brasileiras passaram por um importante processo de lutas em defesa da educação pública, contra os cortes na educação e contra o Projeto Future-se.
Num contexto de pandemia mundial, é mais do que necessário a valorização da ciência e tecnologia e produção de conhecimento em benefício do povo. Isso envolve recursos para pesquisas científicas e valorização do Sistema Único de Saúde/SUS.
Neste sentido, repudiamos as ações do atual governo que ataca frontalmente os interesses da classe trabalhadora e do povo pobre. Um projeto de massacre aos trabalhadores está em curso e o governo não mede esforços para levar esse projeto até o fim.
Não ao corte de bolsas da CAPES!
Pela valorização da ciência e tecnologia!
Em defesa da educação pública e do SUS!
As vidas acima dos lucros!
