Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Oficinas do Sinergia – Ciclo 2009

Depois de alguns anos o Sinergia retoma um projeto que marcou a trajetória da ação cultural da entidade. No mês de julho inicia o ciclo 2009 das oficinas. Serão 5 oficinas abertas à participação dos associados e familiares, bem como aos demais eletricitários e comunidade.

Nos últimos 19 anos o Sinergia mantém a ação cultural incorporada à sua luta em defesa da classe trabalhadora e pela transformação da sociedade. A partir da ação cultural o sindicato busca estabelecer um diálogo mais envolvente, dentro e fora dos locais de trabalho.

Nesse sentido, temos o imenso prazer de abrir as inscrições para mais um ciclo das oficinas do Sinergia. A oficina é um espaço de criação e convivência, de exercício da imaginação. Todos são capazes de criar, de lidar com arte, com a criatividade – a arte não é um dom de iluminados!

Este ano serão realizadas as oficinas de Fotografia, Redação, Vídeo, Teatro e HQ (história em quadrinhos). As inscrições são realizadas pelo telefone 48 3879-3011, com Julia ou Detinha, a partir do dia 1º de junho até dia 26. Os associados/as e dependentes são isentos da taxa de inscrição (R$ 50,00).

O resultado das oficinas será divulgado em exposições nos locais de trabalho, no jornal Linha Viva, no Site do Sinergia e na programação da TV Floripa.

Confira abaixo as informações sobre cada uma das oficinas

FOTOGRAFIA

Oficineiro: Júlio Pavese. Material: câmera fotográfica, de preferência digital. Tempo: 12 horas. Local: auditório do Sinergia. Início: 07/07 (terça-feira). Hora: 18h30 – 20h30.

Objetivo: estimular o interesse pela fotografia ensinando técnicas básicas para sua prática. Abordar a história da fotografia, princípios óticos, mecânicos, químicos e eletrônicos da fotografia analógica e digital. As máquinas e suas objetivas; laboratório, revelação e cópia; tratamento da foto digital; técnicas e operação de câmera analógica ou digital.

Metodologia:
Aulas teóricas: 1-Uma breve história da fotografia. Da sua invenção aos tempos atuais. 2- Princípios óticos, mecânicos, químicos e eletrônicos da fotografia “analógica” e digital. As máquinas e suas objetivas; o laboratório e seus processos de revelação do negativo e cópia em papel; o tratamento da foto digital; os filmes e os cartões digitais. 3- As técnicas de exposição, composição e enquadramento.
Aulas práticas: 1-Como operar uma câmera analógica ou digital. 2-Como produzir uma foto analógica ou digital. A exposição, o enquadramento, composição e edição. 3-Exercícios de “campo”. 4-Discussão em grupo sobre os trabalhos (fotos) realizados. 5- Eleição das cinco melhores fotos pelos participantes do curso. 5- Exposição das melhores fotos de todos os alunos em cópias em papel tamanho 24×36cms no Sinergia e hall das empresas representadas pelo sindicato.

REDAÇÃO

Oficineira: Elaine Tavares. Material: a imaginação e o pensamento. Tempo: 12 horas. Local: auditório do Sinergia. Início: 08/07 (quarta-feira). Hora: 19h – 21h.

Objetivo: oferecer instrumentos para a aventura do pensar, exercícios e técnicas de assombramento, técnicas e regras de redação. Tudo isso visando à produção de textos para a vida.

Estrutura da oficina: 1º encontro: Assombramento – o pensar (o que é pensar, como pensamos, o que é o exercício do pensar). Enumerar o pensamento – sobre o que estamos pensando, que situações ou coisas estão ligadas ao assunto. 2º e 3º encontros: Técnicas e regras de redação. Produção de textos e correções. 4º encontro: Dicas finais.

VÍDEO

Oficineiros: Silvio Smaniotto, Monique Souza e Pepe Pereira. Material: imaginação, filmadora ou câmera fotográfica digital. Tempo: 33 horas. Local: TV Floripa. Início: 08/07 (quarta-feira). Hora: 18h30 – 21h30

Objetivo: capacitação em vídeo produção através de exercícios teóricos e práticos abordando: planos, roteiro, pré-produção, decupagem, gravação, pós-produção, edição, manuseio da câmera, gravação, saída a campo para gravação.

Metodologia:

Estudo teórico: planos, roteiro, pré-produção, decupagem, gravação, pós-produção, edição.
Exercícios práticos: manuseio da câmera, gravação, saída a campo para gravação, captura e edição básica, produção de programetes de um minuto cada, para veiculação na TV Floripa.

A TV Floripa colocará à disposição estúdio para os encontros, quatro filmadoras miniDV, 01 estação de edição não linear para a finalização dos programetes. A TV Floripa fica na rua Visconde de Ouro Preto, número 308, no centro de Florianópolis. Os participantes que usarem filmadora MiniDV devem trazer 1 fita.

Silvio Smaniotto – sócio-fundador e primeiro operador da TV Floripa. Radialista e Jornalista. Atualmente é coordenador operacional da TV e também editor, cinegrafista, suíter.
Pepe Pereira – diretor cinematográfico e videomaker. Atuou como jornalista, repórter cinematográfico, diretor de documentários. Realiza trabalhos de audiovisual com diversos movimentos sociais e atualmente é produtor independente e na TV Floripa trabalha como repórter cinematográfico.
Monique de Souza – cursa História pela UFSC, realizou alguns trabalhos filmagem e fotografia através da Cia de Cultura e atualmente colabora como voluntária na TV Floripa.

TEATRO

Oficineiro: Révero Ribeiro. Material: a imaginação. Tempo: 20 horas. Local: auditório do Sinergia. Início: 09/07 (quinta-feira). Hora: 18h30 – 21h30.

Objetivos: reforçar a percepção, levando a um comportamento de ação e reação diante dos sentidos para um reconhecimento de si, do outro e do mundo. Criar dinâmicas individuais e de grupo que resgatem a memória sensível e afetiva. Perceber e sentir o corpo e suas partes, identificar limites e possibilidades, visando à expressão corporal como elemento teatral. Pesquisar, conhecer e utilizar os elementos essenciais ao teatro. Carga horária: 20 horas
Metodologia
A oficina será conduzida através de atividades práticas individuais e de grupo, em distintos momentos: 1. Organização do espaço para a atividade e conversa sobre o que será realizado; 2. Aquecimentos; 3. Atividade central do dia, principal momento para o desenvolvimento da temática e/ou técnica; 4. Fechamento e avaliação sobre a atividade.

Conteúdo
1. Estrutura da representação cênica: a.Elementos básicos do teatro: tempo-espaço-ação; b.Relação ator-público; c.Elementos complementares da linguagem cênica: música e dança popular.
2. Treinamento do ator: a. Aquecimento corporal; b. Jogos teatrais e jogos dramáticos; c. Gestualidade e oralidade.

Révero Ribeiro, ator, encenador, fundador do Teatro Jabuti onde desenvolve uma pesquisa de teatro popular, bonecos e comicidade. Integrado ao trabalho de encenação, participa de projetos de teatro educação junto a grupos de educadores e educadoras; crianças e adolescentes e também em cursos de Educação de Jovens e Adultos. Comunicador da Rádio Campeche, participa dos programas “Coisarada” e “Vozes em Movimento”.

HQ – História em Quadrinhos

Oficineiro: Diego de los Campos. Material: imaginação, bloco de folhas A4, lápis HB, 2B e 6B, caneta nanquim descartável 0.8 e 0.5, borracha macia. Tempo: 36 horas. Local: auditório do Sinergia. Início: 10/07 (sexta-feira). Hora: 18h30 – 21h30.

Objetivos: introduzir o aluno no processo criativo da história em quadrinhos, dar as noções básicas das ferramentas utilizadas e das técnicas tradicionais de desenho para a elaboração de uma história original, com estilo e conteúdo próprios.

Conteúdo
Abordagem dos conteúdos: criação de roteiro, formatação, mito de Herói, a jornada mítica; Personagem: corpo humano, proporções naturais, proporções distorcidas, expressões faciais, movimento; Background: perspectiva 1, 2, 3 e 4, pontos de fuga, composição de cenário, tipos de plano ou enquadramentos; Roteiro: criação, adaptação; Técnicas: lápis, arte finalização, caneta nanquim, bico de pena, pincel, diferentes tipos de traços. Coloração: aquarela, guache, acrílica; Inicialização na digitalização: uso do scanner e coloração digital. Criação de revista com os HQs produzidos na oficina.

Os participantes devem ter mais de 12 anos de idade

Diego de los Campos é formado em artes plásticas pela Universidade da República do Uruguai. Desde 1993 participa de exposições de pintura, escultura e desenho. Nas suas criações e principalmente nas suas historias em quadrinhos tenta imprimir um humor inteligente produto de uma reflexão crítica do absurdo mundo em que vivemos.

Últimas notícias

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .